Estas dicas vão te fazer economizar no supermercado; saiba mais

No cenário econômico atual, otimizar gastos tornou-se uma prioridade para muitas pessoas. O supermercado, sendo um local onde grande parte do orçamento doméstico é destinado, apresenta uma oportunidade significativa para economizar sem comprometer a qualidade de vida.

Neste contexto, reunimos algumas dicas valiosas que certamente farão diferença no seu bolso.

Economizar no supermercado: comprar em atacado pode ser uma boa?

supermercado
Imagem: Ground Picture / shutterstock.com

Dependendo da quantidade de itens necessários, comprar em atacado pode sim ser uma boa opção.

Existem mercados que oferecem descontos para compras acima de determinada quantidade. No entanto, é importante não se deixar levar pela ideia de que se está economizando e comprar mais do que realmente precisa.

De olho nas promoções e paciência na hora das compras

Averiguar os folhetos com as promoções da semana online e participar de programas de fidelidade das empresas do varejo alimentício são outras dicas valiosas no controle dos gastos.

Lembrando que comparar os preços e a qualidade dos produtos das marcas próprias dos estabelecimentos com as marcas tradicionais pode surpreender no quesito economia e na qualidade.

Vale lembrar que é prudente não fazer as compras quando se está com pouca paciência ou disposição, já que esse momento pede tempo para a verificação dos produtos e seus valores.

Aposte em alimentos da estação

Opte sempre por alimentos da estação, frutas, legumes e verduras da época são mais baratos. O ideal é focar em uma alimentação saudável, deixando os industrializados e ultraprocessados de lado.

Mas caso não seja possível, fazer um balanço de uma alimentação que misture os dois tipos, pode ser uma saída.

Armazenar alimentos e preparar refeições antecipadamente

Outra dica importante é armazenar corretamente os alimentos para que durem mais e preparar refeições antecipadamente. Isso não apenas economiza dinheiro, mas também tempo. Congelar refeições e lanches em porções individuais pode ser um grande economizador de tempo durante a semana.

Veja também:

O que é necessário para viajar com animal de estimação no avião?

Dessa forma, é essencial que se faça um planejamento financeiro, principalmente com os alimentos e os gastos com o mercado, para que não se ultrapasse o limite do orçamento mensal.

Imagem: Ground Picture/ shutterstock.com

Relacionadas