Estas coisas da cultura japonesa fazem muito sucesso no Brasil; confira

A cultura japonesa, enigmática e cativante aos olhos de muitos, tem exercido uma grande influência sobre diversas faixas etárias no Brasil, principalmente entre os jovens. Seguindo uma onda de globalização e de busca pelo novo, é cada vez mais frequente encontrar traços da cultura do Sol Nascente em diversos aspectos do cotidiano brasileiro.

Essa influência teve seu início em 1908, com a imigração de um grande contingente de japoneses para o Brasil, que na época, buscavam trabalho nas fazendas de café. Desde então, presenciamos um enriquecimento cultural mútuo, com uma impressionante disseminação de tradições japonesas.

Aspectos da cultura japonesa que são extremamente populares no nosso país

cultura-japonesa
Imagem: fornStudio / Shutterstock.com

Anime e mangá: as animações e quadrinhos que conquistaram os brasileiros

O consumo de animes e mangás se tornou um verdadeiro fenômeno no Brasil. Animações como “Dragon Ball”, “Naruto” e “One Piece” conquistaram milhões de fãs, alimentando a crescente cultura otaku (termo japonês que se refere a pessoas que têm um interesse obsessivo por anime, mangá e cultura pop japonesa em geral) no país.

Comida japonesa: sabores que se adaptaram ao paladar brasileiro

Também é na gastronomia que a cultura do Japão encontra grande espaço. Com uma verdadeira explosão das culinárias de sushi, sashimi, temaki e yakisoba, os brasileiros rapidamente adotaram o exótico cardápio oriental.

Cultura Kawaii: um doce estilo que cativou o Brasil

A estética kawaii – que remete ao algo ‘bonito’ e ‘fofo’ – é um fenómeno que transcendeu as fronteiras do Japão e encontrou aceitação no mercado brasileiro. Itens de decoração, roupas, acessórios e até mesmo uma certa “atitude kawaii” estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros.

J-Pop e J-Rock: a música japonesa que embala os brasileiros

A música japonesa também tem cativado corações brasileiros. Artistas do pop e rock japonês encontram legiões de fãs no Brasil, atraindo multidões em shows e eventos diversos.

As tradicionais artes marciais

E não poderíamos nos esquecer das tradicionais artes marciais japonesas, muito populares em território brasileiro. A prática do Karatê, Judô e até mesmo do Ai-Ki-Dô se tornou um hábito comum para muitos, evidenciando mais uma faceta da influência cultural japonesa.

Veja também:

Perdeu mensagens importantes? Veja como recuperar conversas apagadas no WhatsApp

Com esses exemplos, fica evidente o impacto da cultura japonesa no Brasil. Seja na gastronomia, no comportamento, nas artes ou no entretenimento, os brasileiros têm abraçado cada vez mais o jeito de ser japonês!

Imagem: fornStudio / Shutterstock.com

Relacionadas