Entenda se você pode usar maquiagem vencida

A rotina de beleza de muitas pessoas envolve uma variedade de produtos, incluindo diferentes tipos de cosméticos. No entanto, é essencial prestar atenção à data de validade desses produtos, pois a utilização de maquiagem vencida pode resultar em várias consequências prejudiciais à nossa pele.

Sendo assim, a médica titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcia Linhares, expõe quais são essas consequências e dá algumas dicas sobre como prolongar a vida útil dos cosméticos. Nesse sentido, os perigos de usar maquiagem vencida variam e podem incluir irritações, alergias, e infecções. Portanto, siga a leitura e entenda os perigos de usar maquiagem vencida.

Maquiagem vencida

Mulher aplicando um produto no seu rosto
Imagem: New Africa / shutterstock.com

De acordo com Dra. Linhares, “com o passar do tempo, as substâncias presentes na maquiagem podem se decompor, provocando reações alérgicas ou irritações na pele”. Além disso, produtos fora da validade podem ser um terreno propício para o crescimento de bactérias e fungos, aumentando o risco de infecções cutâneas.

Além dos problemas mencionados, a eficácia do produto também está em jogo, há uma redução da qualidade e da pigmentação, tornando o produto menos eficaz. Dra. Linhares alerta que os riscos são ainda maiores para peles maduras, que tendem a ser mais secas e apresentar maior sensibilidade.

“O uso de maquiagem vencida pode acentuar linhas de expressão, causar desidratação e irritações, comprometendo ainda mais a saúde da pele nessa faixa etária”, afirma. A médica ainda instrui que, além do cuidado com os cosméticos, é fundamental adotar uma rotina de cuidados com a pele, incluindo limpeza, hidratação e proteção solar diária.

Preservando a vida útil dos cosméticos

Para prolongar o prazo de validade de nossos cosméticos e manter a pele saudável, Dra. Linhares lista algumas dicas úteis. As orientações incluem desde o armazenamento adequado dos produtos em locais frescos e secos, o uso de higiene antes da aplicação da maquiagem, até evitar o contato direto e não diluir produtos com água ou outro líquido.

Também é importante a regular limpeza dos acessórios de maquiagem, como pincéis e esponjas, para evitar a transferência de bactérias para os produtos e para a pele. O prazo de validade presente na embalagem dos produtos deve ser sempre respeitado.

Veja também:

Confira 12 nomes muito comuns que só existem no Brasil

Todavia, Dra. Linhares também alerta para outros sinais de que o produto pode não estar bom para uso, como mudança de cor, textura ou odor. “A saúde da pele é fundamental e não deve ser comprometida pelo uso de maquiagem ou qualquer outro produto de beleza vencido”, a especialista reforça.

Imagem: nadianb / shutterstock

Relacionadas