Empresário brasileiro vai lançar carro 100% elétrico; saiba mais

O empreendedor capixaba Flávio Figueiredo Assis, à frente da montadora Lecar, promete aquecer o mercado de mobilidade sustentável com o lançamento do primeiro carro 100% elétrico totalmente nacional em dezembro de 2024.

Investindo no negócio por conta própria e inspirado pelo bilionário Elon Musk, o empresário aposta em um projeto audacioso com potencial para revolucionar a indústria automobilística do país.

Investimento na inovação nacional: conheça o carro 100% elétrico

carro 100% elétrico
Imagem: Flávio Figueiredo Assis / Arquivo Pessoal

Com 150 profissionais em seu time, incluindo ex-funcionários de grandes empresas como Gurgel, Troller e Ford, a Lecar, fundada em 2022, dedica-se ao desenvolvimento do protótipo Lecar Model 459.

O veículo terá 65% de seus componentes fabricados no Brasil, com matéria-prima nacional. A parte eletrônica, motores e baterias serão importados da empresa chinesa Wiston, fornecedora de gigantes do setor automotivo. O carro elétrico terá autonomia de 400 quilômetros com preço previsto para R$ 279 mil.

Mão de obra especializada

Apesar do desafio de contar com mão de obra especializada em carros elétricos no Brasil, a equipe da Lecar encontrou uma solução eficaz: desmontaram e montaram novamente um carro da Tesla. Por meio dessa experiência, aprenderam sobre a tecnologia e capacitaram seus funcionários.

O protótipo do Lecar Model 459 será terminado em abril de 2024, e encaminhado para Londres para a aprovação. As avaliações de impacto, aerodinâmica e segurança devem durar até o final do ano, quando o carro estará pronto para entrar em linha de produção.

Visão de futuro e investimento em infraestrutura

Com a perspectiva de produzir 300 veículos por mês no primeiro ano de fabricação, e um faturamento estimado em R$ 1 bilhão, a empresa planeja investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria na Grande São Paulo, onde pretende iniciar as vendas.

Veja também:

Afinal, o que já se sabe sobre o Windows 12?

Flávio encara este projeto como a realização de um sonho ambicioso, e se inspira na figura de Elon Musk para inovar e trazer mais sustentabilidade ao setor automotivo. Ele acredita que cada país deve ter seus próprios visionários nas mais diversas áreas.

Imagem: Flávio Figueiredo Assis / Arquivo Pessoal

Relacionadas