Dúvidas do ProUni: O que é vespertino, matutino, EAD, renda per capita?

Hoje começou as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018, e com as inscrições surgem as dúvidas do ProUni na cabeça dos candidatos quando vão preencher as alternativas, como a diferença entre turno matutino, vespertino e noturno, graduação e tecnólogo, integrantes do grupo familiar, renda bruta mensal, cotas e ampla concorrência, entre outras dúvidas na hora de fazer a inscrição do ProUni.

Abaixo, listamos as principais dúvidas do ProUni, esperamos poder ajudar você a entender melhor o sistema do ProUni e acertar na hora de escolher o curso.

Leia também: 

Como se inscrever no ProUni 2018 com a nota do Enem

Qual curso devo fazer? 5 sites de teste vocacional online grátis

Siga-nos no Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia diariamente em suas redes sociais.

As principais dúvidas do ProUni 2018

Dúvidas do ProUni: Turno de estudo

Muitas pessoas se confundem na hora de escolher uma vaga para concorrer no ProUni por não entenderem o significado das palavras matutino, vespertino e noturno.

MATITUNO VERPERTINO NOTURNO PROUNI

Dúvidas do ProUni: Formato do curso

Outra grande dúvida dos concorrentes é sobre a categoria dos cursos do ProUni, que podem ser de graduação ou tecnólogo, presencial ou EAD.

Graduação é o curso que tem duração média de 4 a 5 anos, por ter uma carga horária maior, tem mais conteúdo prático e teórico, sendo assim um curso mais completo.

Tecnólogo é uma modalidade de formação superior mais compacta, com duração média de 3 anos, e que tem validade como curso superior, assim como a graduação. Por ser menor a carga horária, o conteúdo do curso é visto de forma mais sucinta.

Presencial é a modalidade de curso em que o estudante precisa ir em todas as aulas na faculdade, ou seja, tem encontros com o professor e a turma diariamente.

É uma boa opção de curso para aqueles que entendem melhor o conteúdo quando o professor explica pessoalmente, e aqueles que tem dificuldade de se organizarem sozinhos.

EAD é a modalidade de curso à distância, ou seja, o estudante estuda em casa, e o professor auxilia de forma remota por e-mail e pelo sistema da faculdade. Neste tipo de curso, podem haver encontros presenciais periodicamente (uma vez por semana) ou pode não haver encontros. Além disso, pode ser que as provas sejam presenciais ou podem ser pelo sistema, aonde o estudante faz suas provas em casa, através da internet.

É uma boa opção para aqueles que não tem muito tempo disponível ou moram longe da faculdade, mas pode ser uma modalidade de curso complicada para aqueles que não são muito organizados, afinal, o estudante precisa fazer seu próprio horário.

Dúvidas do ProUni: O que é bolsa integral e bolsa parcial do ProUni

A bolsa integral é aquela em que o estudante não vai pagar absolutamente nada pelo seu curso, nem matrícula, nem mensalidade. Todo o valor é pago pelo Governo Federal. Para se candidatar a este tipo de bolsa, o estudante deve ser cotista ou ter concluído o ensino médio em escola pública. Além disso, a renda per capita (média de renda da família) não pode ultrapassar 1,5 salários mínimos por pessoa.

A bolsa parcial é aquela em que o estudante paga 50% e o Governo Federal paga 50% de todos os custos do curso. Para concorrer a este tipo de bolsa, o estudante deve ter uma renda per capita de até 3 salários mínimos por pessoa da família.

O que é bolsa integral e bolsa parcial do ProUni

Dúvidas do ProUni sobre Renda Bruta e Renda per capita

A renda bruta é aquela que está na carteira de trabalho e no contracheque, que é a soma total dos valores que a empresa paga ao funcionário, incluindo FGTS e INSS.

Renda per capita é a média salarial dos integrantes da família, e é calculado somando a renda bruta de todos os integrantes e dividindo o valor pelo número de integrantes. Veja o exemplo abaixo:

renda per capita

Grupo familiar são os integrantes da sua família, ou seja, todas as pessoas que moram com você.

Então, consegui esclarecer suas dúvidas do ProUni? Ficou alguma dúvida? Deixe para a gente nos comentários!

Relacionadas