Com a evolução tecnológica, uma grande parcela da população do Brasil possuem pelo menos 1 computador em casa. Estima-se que são 5 computadores para cada 6 habitantes. Nos dias de hoje, os internautas estão preferindo os famosos Notebooks e Ultrabooks, opções portáteis ao velho e conhecido PC de mesa. Dito tudo isso, com certo tempo, o PC ou Notebook acaba ficando defasado e o usuário se obriga a fazer um upgrade. Mas na hora de comprar um computador novo, muitos dos usuários acabam tendo dificuldades, muitas vezes por não terem o conhecimento técnico no assunto. Por essa razão, nós preparamos neste artigo, 4 dicas importantes na hora de comprar um computador novo. Vale a pena conferir!
Primeiramente você precisa decidir o que traz mais conforto e que será mais útil para seu dia a dia. Você pode optar por um PC de mesa, um Notebook ou Ultrabook. Dito isso, você precisa ficar atento a outros itens importantes que fazem a diferença na hora de comprar um computador ou Notebook novo. Devemos esclarecer aos leitores que os preços variam conforme a necessidade de cada usuário.
Leia também:
Como fazer um backup completo em seu PC com EaseUS Todo Backup Home
Como limpar o cache dos navegadores Google Chrome e Firefox no PC
4 dicas importantes na hora de comprar um computador
Processador
O Processador é o cérebro do computador, pois ele é responsável pelo desempenho da máquina, comandando todas as operações. Existem, no mercado, diversas famílias de processadores.
A mais famosa e moderna é, sem dúvida, a da série Core I, da intel, composta pelo trio de processadores, Core i3, i5, i7 e o mais recente e poderoso, Core i9. Mas, existe, também, outro fabricante de processadores de respeito no mercado, que chama-se AMD. Na qual possui duas séries recentes: Athlon, presente em diversas configurações mais básicas. E Phenon, que é mais potente.
Para lhe ajudar na escolha, elencamos de acordo com sua necessidade:
- Computador Intel Core I3 ou computador AMD Athlon: ideal para acesso à internet, pesquisas escolares e planilhas simples, ou seja para tarefas do cotidiano, do dia-a-dia.
- Computador Intel Core i7 ou computador AMD Phenom: adequado para games, edição de vídeos e arquivos mais pesados. Ideal para usuários mais avançados.
- Já o Core i9, é ideal para aquele usuário mais ”hardcore” e que deseja tirar o desempenho máximo de sua máquina.
Memória RAM
Atualmente, precisa-se acessar uma grande quantidade de arquivos no HD de uma só vez, devido ao fato de os programas estarem exigindo cada vez mais isso. Portanto, é necessária uma grande quantidade de memória RAM. Ela influencia também na velocidade em que esses programas serão acessados. Por isso, nossa equipe elencou três características que podem se adequar a sua solução:
- PCs com 2GB e 3GB de memória RAM: para navegar na web e editar documentos e planilhas;
- PCs com 4GB a 8GB de memória RAM: se você gosta de abrir vários programas ao mesmo tempo;
- PCs com 16GB ou 32GB de memória RAM: para profissionais de áudio, vídeo, fotografia, arquitetura e atividades que demandam altas velocidades de processamento. Também é recomendada para games pesados e que dependem muito de uma boa memória RAM para rodarem.
HD
O HD, talvez seja o hardware que as pessoas mais estão acostumadas a ouvir. Essa peça serve para armazenar de forma definitiva todos os programas e arquivos do seu PC.
- PCs com HD de 500GB: para salvar textos e planilhas;
- PCs com HD de 1TB: ideal para guardar arquivos mais pesados, como filmes, músicas, muitas fotos e jogos.
- PCs com HD de 3TB: Para uso profissional.
Sistema Operacional
Todos que citamos até agora são importantes, mas sem dúvidas, o mais importante é o Sistema Operacional. Ele serve para rodar todos os aplicativos e haver a interação deles com você. Veja qual é mais adequado para sua situação:
- Windows: De longe o mais famoso sistema operacional, e o mais utilizado pelo usuário convencional. Funciona em qualquer marca e modelo de computador (Exceto dispositivos da Apple). A desenvolvedora do Windows é a Microsoft.
- MacOS: Sistema exclusivo e proprietário da Apple. Só roda em dispositivos da marca. (Embora já existam ”meios” de fazer o sistema rodar em um computador convencional).
- Linux: Sistema operacional gratuito e possui a característica de software livre. Realiza funções parecidas com o Windows.
E então, o que achou das nossas dicas para comprar um computador novo?
Então, siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as melhores matérias sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente nas suas redes sociais.