Descubra como fazer a 2ª via do seu CPF

Muitas vezes, documentos essenciais como o CPF podem sumir de nossas vidas, seja por descuido, extravio ou roubo. A boa notícia é que obter a segunda via desse importante documento agora é mais fácil do que nunca, graças às facilidades oferecidas pela Receita Federal.

O CPF, ou Cadastro de Pessoa Física, é utilizado em uma ampla gama de transações, desde abertura de contas bancárias até a declaração de impostos. Assim, perder esse documento pode causar uma série de inconvenientes, mas felizmente, a solução está ao alcance de um clique.

Mão segurando o CPF
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

É possível emitir a segunda via do CPF pela internet?

Desde 2011, o CPF passou a ser emitido em formato digital, dispensando a versão impressa. Para aqueles que declaram o Imposto de Renda, solicitar a segunda via é simples. Basta acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. Lá, você pode gerar o código necessário para a emissão da segunda via do CPF.

Se você não declara o Imposto de Renda, o processo também é descomplicado. Basta acessar a área de Impressão de Comprovante no site da Receita Federal. Lá, você encontrará instruções claras sobre como solicitar a segunda via do CPF, sem burocracia.

Manter seus documentos em ordem é fundamental para evitar problemas em situações do dia a dia. O CPF, por sua ampla utilidade, é um dos documentos que merecem uma atenção especial. Afinal, ele é exigido em diversos momentos, como a realização de compras, abertura de contas e acesso a serviços públicos.

Veja também:

O que acontece se desligar o carro com o ar-condicionado ligado?

Como emitir a segunda via do RG?

Além do CPF, o RG também é um documento essencial, inclusive para tirar outros documentos, como o próprio CPF, o cidadão deve tê-lo – a não ser quando se tem menos de 16 anos, no caso, cumpre seu papel a certidão de nascimento do menor (e RG do responsável). Seguindo, como o documento de identidade tem validade de 10 anos, ele pode estar vencido sem que você saiba.

Assim, para solicitar a segunda via é necessário ir à Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado ou algum posto de atendimento da Polícia Civil da sua cidade para realizar a solicitação. Essa emissão tem uma taxa diferente em cada estado.

Por fim, para renovar seu RG, leve estes documentos:

  • 2 fotos 3X4 recentes;
  • Certidão de nascimento original ou cópia;
  • Caso seu RG tenha sido roubado, leve o Boletim de Ocorrência (BO) original ou cópia;
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal;
  • Certidão de casamento original ou cópia;
  • Cartão do Cidadão original.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Relacionadas