Aumente a vida útil de seu PC e auxilie a natureza

Há muito tempo, a humanidade tem realizado o descarte precoce de lixo eletrônico. Nos países de primeiro mundo, como os EUA, isso é feito há décadas. O Brasil recentemente aderiu a essa prática nos últimos anos, em virtude do aumento do poder aquisitivo do brasileiro, bem como do consumo e de inovações tecnológicas que hoje são acessíveis a todos.

Paralelamente ao costume de descarte, a indústria desenvolve produtos que não possuem alta duração, e que se tornam obsoletos em um curto espaço de tempo. Esses fatores, aliados ao consumismo desenfreado, faz com que ocorra uma superprodução de lixo tecnológico, abrangendo equipamentos de uso doméstico, computadores e periféricos, televisores e aparelhos portáteis de uso pessoal.

1397062_10205244362618174_8292248047437819558_o-495x400

Consequências ao meio ambiente

Geralmente, produtos descartados em países desenvolvidos acabam em países em desenvolvimento, como Gana, na África Ocidental. Embora que a população desses países consiga uma boa fonte de renda no manuseio desse lixo, ao mesmo tempo, o meio ambiente é severamente danificado, pois esses aparelhos eletrônicos são uma fonte de metais pesados, como chumbo e mercúrio, altamente prejudiciais ao organismo humano e nocivos a natureza. Além disso, a extração desses elementos é realizada através de métodos arcaicos, como a queima de plástico, gerando fumaça tóxica.

Legislação

Alguns países tem se preocupado em dar início a inúmeras regras em relação ao descarte de lixo eletrônico. No Brasil não é diferente, e algumas empresas tem se preocupado em coletar resíduos de seus equipamentos. Embora exista a legislação, ela ainda é muito branda, e os usuários domésticos não possuem a cultura de se preocupar onde vai parar o lixo que produzem. Muitas vezes, são descartados em vias públicas ou em córregos.

Manutenção preventiva do seu computador

A nossa empresa foi fundada com uma gama de conceitos que a envolvem, como o fato de o nosso serviço ser amplamente sustentável, pois com o atendimento online, por acesso remoto, podemos economizar combustível, diminuindo a poluição em nosso planeta. Mas, a nossa premissa básica é alertar a você consumidor que o seu computador pode e deve ter solução, não descarte-o, sem sequer analisar a real situação dele. Com a nossa experiência, já identificamos e recuperamos diversos computadores/notebooks, onde técnicos desleixados e com segundas intenções haviam o “condenado”, entretanto o que bastava para recuperar era uma otimização do sistema e a remoção dos vírus, uma atualização pelo Windows Update e, claro, os cuidados básicos na utilização do PC e da internet. Obviamente que, as vezes, não há saída, e o melhor é realmente comprar outro computador. Sempre ressaltando que também existem técnicos competentes no mercado. Mas não confie em qualquer profissional, sempre avalie as recomendações de amigos, pois nossa máquina hoje em dia também faz parte de nossas vidas.

help

Como descartar?

Considerando que cada brasileiro gera em média, sete quilos de lixo eletrônico por ano, com base em um mapa global do e-lixo publicado pela ONU em 2013, em algumas situações você se verá obrigado a descartar. Para essas situações, recomendamos que você verifique junto ao órgão responsável pela coleta de lixo na sua cidade e verifique se há alguma campanha nesse sentido. Outra solução é contatar o fabricante, pois com bastante frequência as empresas têm se responsabilizado no recolhimento desses materiais.

recycling

Solução ecológica Optclean

Pensando numa solução ecológica, por evitar descarte precoce de equipamentos, a Optclean ressalta que o seu computador pode aumentar significativamente sua durabilidade, pois se o usuário mantiver uma manutenção preventiva, com verificação periódica de malwares além da limpeza e otimização, aliada a uma navegação preventiva, o usuário levará maior tempo para descartar o seu computador. Assim, todos podem ser beneficiados, pois teremos um menor volume de descarte, pelo fato de termos computadores com uma maior vida útil.

Relacionadas