Cuidado! IA falsifica documentos e engana até bancos!

Um site está gerando controvérsia após disponibilizar um serviço questionável. Ele oferece a produção de fotografias para documentos falsificados utilizando-se de IA. O valor para tal serviço fica em torno dos US$ 15, o que gira em torno dos R$ 75 em cotação atual.

Entre os tipos de documentos que podem ser falsificados, estão inclusos carteira de motorista dos Estados Unidos e passaportes de diferentes países. As falsificações são extremamente convincentes chegando a ponto de empresas do ramo financeiro terem aceitado as imagens para verificação de identidade em aberturas de contas.

Funcionamento da falsificação de documentos por IA

documento-falsificado
Imagem: SergeyCo / shutterstock.com

De acordo com uma reportagem publicada pelo portal 404 Media, para a produção de uma carteira de motorista falsa do estado da Califórnia, nos EUA, foi necessário apenas o uso de uma foto de passaporte e o preenchimento dos dados necessários. Ainda o site é capaz de gerar a assinatura do titular do “documento”.

Posteriormente, a inteligência artificial (IA) do site é capaz de criar uma imagem simulando um documento disposto sobre um carpete, como se o usuário tivesse fotografado o item para submeter a um processo de verificação.

Potencial maléfico

O serviço de falsificação de documentos oferecido pelo site em questão é alarmante. Além de carteiras de motorista da Califórnia, o site também consegue realizar a falsificação de carteiras do Arizona (EUA), passaportes da Suíça e do Canadá, e ainda documentos de identificação da Áustria. Portanto, o alcance é elevado.

Veja também:

Hackeado? Brasileiro cria tecnologia para recuperar sua conta do Instagram!

As consequências disso se revelam negativas, visto que se tornaria fácil burlar serviços online, como empresas financeiras, que confiariam na autenticidade desses documentos para conceder acesso a plataformas e criar contas.

Imagem: SergeyCo / shutterstock.com

Relacionadas