Como participar da Consulta Pública Enem? Ajude o MEC a decidir

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar. E o Ministério da Educação (MEC) está realizando uma consulta pública para ouvir a população, em especial os estudantes que participaram das provas, para remodelar o Exame de modo que consiga se eliminar os fatores que prejudicam os jovens que no modelo atual de prova. Veja aqui como você pode participar da Consulta Pública Enem, que estará disponível até o dia 10 de Fevereiro, e ajudar o MEC a melhorar o exame, que é amplamente utilizado para selecionar estudantes em Universidades Públicas (Sisu), particulares (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Qual curso devo fazer? 5 sites de teste vocacional online grátis

Siga-nos no Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia diariamente em suas redes sociais.

Leia também

Como participar da Consulta Pública Enem

A Consulta pública Enem já teve mais de 225 mil respostas, desde foi aberta, no dia 18 de Janeiro, segundo informação do MEC.

Para participar da consulta, é bem simples. Siga nosso tutorial, logo abaixo, e faça parte dessa mudança.

Passo 1

Acesse o site www.inep.gov.br e preencha seus dados (e-mail, nome e CPF). Após, clique em “Próxima“;

Consulta Pública Enem 1

Passo 2

Responda as questões clicando na alternativa que você acha mais correta. Ao final das questões, clique em “Próxima“;

Consulta Pública Enem 2

Passo 3

Pronto! Você terminou de responder a Consulta Pública Enem.

Consulta Pública Enem 3

Sobre as perguntas da Consulta Pública Enem

A Consulta Pública Enem é composta de três perguntas objetivas, com as alternativas de mudanças no Enem propostas pelo MEC.

A primeira questão pergunta se você acha que o formato atual das provas deve ocorrer em dois dias, como foi no  Enem 2016, ou se deve ser reduzido o número de questões a fim de que o Exame seja concluído em apenas 1 dia.

Essa possibilidade de redução de jornada de 2 dias para 1 dia no Enem 2017 está sendo proposta a fim de poder gerar economia para o MEC, com a redução de 1 dia na aplicação das provas.

“Uma aplicação de um único dia tem custo reduzido de um dia em segurança e volume de papel, por exemplo, uma vez que a prova terá que ser menor”, disse o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A segunda questão da consulta pública Enem é sobre a possibilidade de aplicação da prova por computador. Mesmo que aprovada, o ministério não prevê essa mudança antes de 2018 porque haveria demanda de infraestrutura e modificação no sistema para garantir a segurança do Enem.

Após responder as 2 questões acima, o MEC incluiu uma questão discursiva, na qual o participante da consulta pode dar suas sugestões para a melhoria do Enem.

Outras mudanças para o Enem 2017

Além das prováveis mudanças relacionadas ao tempo de realização das provas (1 ou 2 dias) e o dia da semana em que serão aplicadas, outras mudanças já estão a caminho. Uma delas é a divulgação do edital do Enem 2017: O Governo Federal pretende publicar o documento ainda no mês de Fevereiro.

Outra mudança que já está certa, independente do resultado da Consulta Pública, é a extinção da função de certificação de conclusão do ensino médio. Ou seja, a partir do Enem 2017, não mais será possível concluir o Ensino Médio com o Enem. Até o Enem 2016, os estudantes maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio na idade regular poderiam usar o Enem como Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e assim ter o Ensino Médio concluso.

Relacionadas