Conheça a influenciadora feita por inteligência artificial que fatura mais de R$ 50 mil por mês

Na movimentada indústria das redes sociais não é novidade o surgimento de influenciadores digitais, mas agora a Espanha apresenta a primeira influenciadora gerada por inteligência artificial do país. É uma novidade que destaca a evolução tecnológica em campos ligados ao entretenimento e à comunicação.

A agência de modelos The Clueless, localizada em Barcelona, declarou a inédita criação. Esta peculiar influencer, além de ser uma criação digital, tem a capacidade de gerar até 11 mil dólares mensalmente, segundo anunciou Rubeñ Cruz, fundador da empresa.

A primeira influenciadora feita por inteligência artificial na Espanha

influenciadora feita por inteligência artificial
Imagem: Divulgação / The Clueless

Aitana López é o nome dessa influenciadora virtual espanhola. Com 25 anos e cabelos cor-de-rosa, López já acumulou uma base de seguidores de 124.000 no Instagram.

Ao contrário dos influenciadores humanos, Aitana não sofre com a volatilidade e dificuldades inerentes à interação pessoa a pessoa.

Por que criar uma influenciadora digital por IA?

O surgimento de Aitana é fruto das complicações enfrentadas pela agência com modelos e influencers reais. Projetos eram constantemente adiados ou até mesmo cancelados por questões que fugiam do controle da agência. Esses problemas geralmente estavam relacionados com as atitudes de modelos e influencers humanos.

Com um perfil forte e determinado, Aitana foi moldada para atrair o público e reflete as preferências da sociedade. Ela é apresentada como uma mulher apaixonada por videogames e fitness. Totalmente digital, a influencer não tem instabilidades de comportamento, alterações de humor ou outros desafios que surgem ao lidar com pessoas no mundo real.

Já existem outros influenciadores digitais no mundo?

Aitana López, entretanto, não está sozinha. Ela se junta a outras existências digitais que, apesar de não serem geradas por inteligência artificial, foram criadas por designers humanos. Entre esses nomes estão Lil Miquela e Shudu, além de avatares brasileiros como Nat Natura e Lu da Magalu.

Veja também:

35 tipos de celulares vão perder o acesso ao WhatsApp a partir de sexta-feira (01); veja se vai ser afetado

Essas personalidades virtuais competem com influencers de carne e osso, em uma crescente disputa de atenção e geração de receita no mundo digital.

Imagem: Leonardo Santtos / shutterstock.com

Relacionadas