Conheça 4 curiosidades da internet que você não sabia!

Atualmente, a Internet é uma das ferramentas mais usadas pelos seres humanos no dia a dia. Ela pode ser acessada de forma gratuita na maioria das vezes e pode ser manuseada com facilidade por qualquer pessoa. No entanto, nem sempre foi assim.

Para o espaço virtual da web se tornar o que é hoje, muitas pessoas tiveram que “desbravá-lo” antes. Há alguns anos atrás, funções e mecanismos que hoje parecem óbvios para a maioria das pessoas não eram tão conhecidos, o que tornava cada descoberta uma pequena revolução.

Descubra a seguir alguns fatos curiosos sobre a evolução da Internet no mundo.

Curiosidades sobre a história da Internet

O primeiro navegador

Google? Mozilla? Nada disso. O primeiro navegador da história da Internet se chamava “WorldWideWeb” e foi criado em 1990 pelo cientista de computação britânico Tim Berners-Lee. A tecnologia era capaz de ler e reproduzir páginas da web e fazer pequenas modificações na forma como elas eram exibidas. A interface da ferramenta era simples, predominantemente cinza e apenas reproduzia textos.

 Foto: Reprodução/W3.org

Primeira mensagem de spam

As mensagens de spam são mais antigas do que muita gente por aí. A primeira vez que alguém realizou a prática foi em 1978. O “inventor” do spam? O gerente de marketing da ARPANET, Gary Thuerk, que disparou uma mensagem sobre um novo modelo de computador para cerca de 400 clientes.

O dispositivo acabou sendo um sucesso de vendas, mas a empresa também recebeu muitas ligações com reclamações sobre os e-mails indesejados.

Aba de Spam em email
Imagem: Feng Yu / shutterstock.com

Primeira webcam

A primeira câmera de computador da história foi uma criação de alguns cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. No entanto, o motivo da invenção é bastante inusitado.

A ideia dos pesquisadores era usar a câmera para monitorar a atividade de um bule de café que ficava em um dos laboratórios de informática, já que muitas vezes eles trabalhavam em locais diferentes e quando chegavam no local da cafeteira, ela estava vazia.

Veja também:

Esse truque transforma qualquer foto em arquivo de texto editável

A solução foi criar um aparelho que captava três imagens por minuto do item, junto com um software que permitia checar as imagens na rede interna de computadores.

Imagem de uma webcam apoiada em uma tela de computador
Imagem: Emiliano Cicero/ Unsplash

Registros de domínios eram grátis

Até 1995, registrar um domínio na Internet era algo que poderia ser feito de forma gratuita. Até esse ano, qualquer pessoa poderia registrar um endereço na Internet sem pagar nada por isso. Atualmente, um registro custa cerca de R$ 40 e, em alguns casos, nomes famosos de grandes marcas ou personalidades podem ser leiloados ou chegar a milhões.

Caixa com 'http://' representando domínio
Imagem: moloko_vector / shutterstock.com

Imagem: Veles Studio / Shutterstock.com

Relacionadas