Confira os possíveis temas da redação ENEM 2023

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um assunto que sempre dá o que falar, principalmente entre os estudantes que participam do vestibular para ingressar em uma universidade.

Isso porque a redação é uma das partes mais importantes do ENEM, correspondendo a praticamente metade da nota final. Todo ano, muitos profissionais da área da educação trazem seus palpites sobre o tema a ser cobrado.

Quais os possíveis temas da redação ENEM 2023?

Existem vários critérios utilizados por profissionais da educação para pensar nos temas que possuem forte potencial de serem cobrados. Confira agora os possíveis temas da redação ENEM 2023, de acordo com o Brasil Escola:

  • Sub-representação feminina na política;
  • Valorização do trabalho docente;
  • Importância do voto no exercício da democracia;
  • Desafios da saúde pública frente à queda de vacinação infantil;
  • Impactos da pandemia na educação;
  • Violência doméstica contra crianças;
  • Educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira;
  • Turismo sustentável.

Vale ressaltar que os temas aqui dispostos são suposições. Não há qualquer confirmação por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre a temática a ser abordada, especialmente pelo fato de que a pauta cobrada não deve ser divulgada antes do dia da prova.

Critérios para a avaliação da nota da redação do ENEM:

A nota da redação do ENEM considera fatores, denominados competências, que seguem um conjunto lógico avaliativo. Ao todo, são 5 competências. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas logo abaixo:

Competência 1

Avalia o domínio da norma padrão da língua portuguesa no que diz respeito aos aspectos gramaticais associados à escrita.

Competência 2

É nesta competência que o corretor visualiza a compreensão do candidato a respeito da proposta de redação, como também sua associação a outras áreas de conhecimento para desenvolvimento da temática abordada, desde que de acordo com o padrão estrutural do tipo textual proposto.

Competência 3

Responsável por analisar a capacidade de seleção, relação, organização e interpretação de informações durante a construção do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 4

Competência que avalia o conhecimento linguístico do aluno no que tange a aspectos associados a sua habilidade argumentativa.

Competência 5

Análise da proposta de intervenção sugerida pelo candidato para o problema discutido (dentro do limite de respeito aos direitos humanos).

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Imagem: Fizkes / Shutterstock

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