Confira como trocar doces por opções mais saudáveis

A vontade de saborear um doce é um desejo comum, especialmente após as refeições. No entanto, sabemos que a ingestão frequente de alimentos açucarados pode trazer consequências negativas para a saúde.

A boa notícia é que existem alternativas mais saudáveis que podem satisfazer esse desejo sem prejuízos. O consumo exagerado de açúcar está associado a diversos problemas de saúde, como aumento de peso, obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até cáries dentárias.

Meydson Souza, nutricionista e professor de Nutrição do UNINASSAU, enfatiza a importância de controlar a ingestão desses alimentos ricos em calorias.

Como substituir os doces?

Tigelas de doces
Imagem: Foodie Factor / pexels.com

As frutas são uma boa opção para isso. Sendo assim, elas são ricas em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar a ingestão de alimentos. Ademais, com açúcares como a frutose, as frutas oferecem o sabor doce sem a necessidade de açúcares adicionados.

Consumir frutas frescas, cozidas com especiarias como a canela, ou até adicionadas de um toque de mel, pode ser uma maneira deliciosa de substituir doces mais calóricos. As oleaginosas, como nozes e castanhas, são opções nutritivas que também contribuem para a redução da vontade por doces.

Ricas em fibras e proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade e ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, evitando picos de fome. Para os amantes de chocolate, optar pela versão amarga, que contém pelo menos 70% de cacau, é uma escolha mais saudável.

Implementando um estilo de vida equilibrado

Este tipo de chocolate possui menos açúcar e uma quantidade significativa de antioxidantes, comparado ao chocolate ao leite ou branco, que são ricos em açúcares e gorduras saturadas.

Moderar o consumo é fundamental, mesmo quando escolhemos opções mais saudáveis. Ao substituir inteligentemente os doces tradicionais por alternativas como frutas, oleaginosas e chocolate amargo, e aliando estes hábitos a uma rotina de atividades físicas e cuidados com a higiene bucal, é possível manter a saúde sem abrir mão do prazer de comer algo doce.

Veja também:

Veja cuidados com o cabelo antes e depois do treino

Explorar essas alternativas saudáveis permite que você desfrute dos sabores que ama, enquanto cuida de sua saúde e bem-estar. Assim, a próxima vez que a vontade de um doce surgir, você já sabe como satisfazê-la de forma inteligente e saudável!

Imagem: Foodie Factor / pexels.com

Relacionadas