Confira a lista de baterias que duram mais, segundo proteste

A associação que representa os consumidores – Proteste – testou por dois anos a duração da bateria de oito smartphones e cinco tablets. E a conclusão foi que a bateria que mais dura é a do LG G Flex e a pior é a do iPhone 5S.

Confira a lista abaixo com a relação completa:

tabela-proteste

O teste consistiu no panorama em que os celulares eram carregados a cada dois dias e os tablets, a cada três. Em todos os dispositivos foram instalados o navegador original para a reprodução de vídeos em HD, e sua transmissão foi feita por Wi-Fi. O dispositivo era recarregado quando a bateria chegava a 20%, e não era necessário esperar que os outros chegassem a esse nível. O teste chegou ao fim até o smartphone com pior bateria fazer 365 ciclos (ou 244, no caso dos tablets).

Segundo a Proteste, todas as baterias testadas passaram no teste – a associação ainda afirma que os ciclos de uso não interferem significativamente na vida útil dessas baterias. Entretanto elas são o primeiro componente dos dispositivo a apresentar mau uso. E por serem integradas deixam o consumidor dependente dos fabricantes para realizar a troca. Dentre todos os modelos testado apenas o Samsung Galaxy S5 tem a bateria removível.

A Proteste ainda sugere que a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) que recomende às suas associadas que a bateria seja incluída nos termos de garantia contratual e que aperfeiçoem as informações quanto à periodicidade de troca, como fazê-la, onde e o custo. A bateria, atualmente, é frequentemente excluída ou restringida nas garantias dos dispositivos.

Como prolongar a vida útil da bateria

A Proteste também disponibilizou algumas dicas para aumentar a vida útil das baterias.

A associação recomenda que nunca deve-se deixar a bateria descarregar totalmente, haja vista que isso reduz bastante a sua vida útil. Um dos farores que contruem para a oxidação das células da bateria é o calor. Por isso é aconselhável evitar expor os dispositivos a temperaturas demasiadamente elevadas.

É recomendado também pela associação desativar animações, reduzir o brilho da tela e ativar funções WiFi, Bluetooth, GPD e de dados móveis apenas quando for realmente utilizá-las. Ainda segundo a Proteste, caso esteja utilizando o celular em regiões sem sinal, é recomendado ativar o “modo avião” que pode reduzir o consumo da energia.

Confira 5 dicas para deixar seu Smarphone mais rápido.

 

Relacionadas