Na noite desta quarta-feira, dia 31 de janeiro de 2018, muitas pessoas em todo o mundo poderão observar a superlua Azul de Sangue, um fenônemo extremamente raro. Então, caso você tenha interesse em tirar algumas fotos fantásticas da lua, caso o céu não esteja nublado, a Nasa deu algumas dicas para tirar a melhor foto da Superlua.
Leia também: O homem não foi à lua? Foto põe em xeque missão Apollo 17 da NASA.
Siga nosso Twitter e nosso Instagram, e curta a nossa página no Facebook para acompanhar as notícias de ciência e tecnologia diariamente.
Antes, confira a explicação para cada um dos quatro fenômenos que estarão acontecendo em breve.
SuperLua Azul de Sangue e Eclipse Lunar
Na noite te hoje, quatro fenômenos estarão acontecendo.
SuperLua
Fenômeno que acontece quando a Lua está mais próxima da Terra, e podemos vê-la mais brilhante e maior. Acontece porque a órbita da Lua em volta da Terra não é circular, e sim uma elipse:
Nesta quarta-feira, Lua estará a 359 mil km da Terra. É bem mais próximo do que a distância média, de 384 mil km. A superlua poderá ser vista em todo o planeta.
Lua Azul
Fenômeno que acontece em média a cada 3 anos, a Lua azul em nada tem a ver com a cor do satélite natural da Terra. Apenas significa quando há uma segunda lua cheia no mesmo mês. No caso de Janeiro de 2018, houve lua cheia no começo do mês e agora mais uma lua cheia.
Este fenômeno é relativamente raro, porque normalmente, cada fase da lua dura uma semana, tendo cada mês, apenas quatro fases da lua.
Eclipse Lunar
Este fenômeno acontece quando há um alinhamento perfeito entre a Lua, a Terra e o Sol. A Terra fica bem no meio dos dois astros, como na imagem abaixo:
O eclipse poderá ser visto apenas em algumas regiões do mundo. São elas a América do Norte, Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e leste da Rússia. O Brasil está do lado oposto aonde poderá ser visto o fenômeno, e apenas o extremo norte do país, que ficam acima da linha do Equador, como o norte do Pará, Amazonas e boa parte dos Estados do Amapá e Roraima. Nesses locais, será possível ver o eclipse lunar.
Confira abaixo os locais do Brasil que poderão ver os fenômenos:
Lua de Sangue
Também conhecida como Lua Sanguenta, o fenômeno se dá graças ao eclipse lunar. A lua vai passar pela sombra da Terra, com um eclipse total. Enquanto a Lua estiver na sombra terrestre, ficará com uma cor avermelhada.
Como assistir o eclipse e a Lua de Sangue ao vivo pela internet
Para quem está em regiões aonde não será possível ver o eclipse e a lua de Sangue, como na maior parte do território brasileiro, a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) irá fazer uma transmissão ao vivo do fenômeno.
A partir das 7:30 da manhã desta quinta-feira, quando será noite nos Estados Unidos, o site NASA TV e o link www.nasa.gov/nasalive iniciarão as transmissões.
É uma boa oportunidade de ver nosso satélite pela lente de poderosos telescópios da Nasa.
E mesmo que você não possa ver ao vivo a lua de sangue ou o eclipse, aproveite as dicas abaixo para fazer belas fotos desta superlua!
Como tirar a melhor foto da Superlua
1) Fotografe a lua com outros objetos
Você pode tirar a melhor foto da Superlua com um objeto ao seu lado, como um prédio. Isso ajudará a lua a se destacar.
2) Escolha uma boa localização
Faça a escolha de um bom lugar para que você possa visualizar da melhor forma o satélite natural, juntamente com o objeto que você escolheu, e tire aquela foto da Superlua.
3) Utillize pessoas para dar vida à Superlua
Use as pessoas para dar mais vida à Superlua. Você pode criar ilusões de pessoas segurando ou beijando a lua.
4) Seja criativo
Mesmo que você não more perto de um observatório ou não possua equipamentos caros para obter uma excelente imagem, seja criativo. Use o que tiver em mãos.
5) Use técnicas avançadas de uma câmera reflex monobjetiva digital
Se você estiver usando uma câmera reflex monobjetiva digital, o balanço de branco da luz do dia é a melhor configuração para capturar o luar. Você deve ter em mente que a lua é um objeto em movimento. É um ato de equilíbrio entre tentar obter a exposição correta e perceber que a velocidade do obturador geralmente precisa ser muito mais rápida.
6) Use seu smartphone
Se você não tem uma câmera em mãos, você ainda pode obter fotos excelentes usando o seu próprio smartphone.
Os meteorologistas dizem que o melhor momento para tirar uma foto da Superlua é quando a lua está no horizonte, o que geralmente é pela manhã, aproximadamente às 5h.
Texto adaptado do website BBC UK