Um novo ransomware está dando o que falar: É o Bad Rabbit. Essa praga virtual pede um resgate, e o valor deve ser pago na moeda virtual Bitcoim. O novo ransomware ataca em potencial as empresas de mídia e agências de notícias. Diferentemente de tudo o que já vimos sobre ransomwares, o Bad Rabbit solicita que a pessoa infectada deposite em sua conta 0,05 bitcoin como resgate, o que gira em torno de R$ 900,00.

As autoridades americanas em segurança cibernética dizem que no caso de você ser infectado, não há garantia de que o pagamento do resgate liberará de fato os arquivos do seu computador.

O que é Ransomware? Como evitar ser infectado no ataque hacker.

Como age o ransomware Bad Rabbit

O Bad Rabbit é semelhante aos ransomwares WannaCry e o Petya, e pode sim ser a “próxima grande epidemia”, segundo a Kaspersky Antivírus. O que difere o Bad rabbit dos outros dois é que ele não usa um exploit ou uma vulnerabilidade para infectar as máquinas. Ele faz você se infectar sozinho com um falso instalador, geralmente de Adobe Flash, vindo de fontes não confiáveis.

O Ransoware atingiu usuários na Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha. Entre os alvos do vírus “Bad Rabbit” estão duas agências de notícias da Rússia, o aeroporto ucraniano de Odessa e o metrô da capital, Kiev.

Bad Rabbit

Como proteger seu computador do ransomware Bad Rabbit

Primeiramente, não instale programas , especialmente o Adobe Flash, de fontes desconhecidas, pois o Bad Rabbit precisa que o usuário clique em “instalar” para se instalar na máquina. Caso você precise atulizar seu Adobe Flash Player, vá diretamente ao site da Adobe e baixe a atualização por lá.

Outra forma de evitar este tipo de praga é utilizando um bom antivírus, de preferência pago. Temos ótimas opções por um bom custo, onde você não precisará desembolsar muito dinheiro, mas terá a garantia de um computador mais protegido.

Veja nosso artigo: Qual o melhor antivírus pago 2017 que seja barato? Veja 5 opções.

Mas se você realmente não pode desembolsar dinheiro com antivírus, temos algumas opções gratuitas que podem proteger sua máquina de forma eficiente.

Veja nosso artigo: Os melhores antivírus grátis para proteger o seu PC em 2017.

E então, o que achou das nossas dicas de como proteger o seu PC contra o ransomware Bad Rabbit? Deixe seu comentário logo abaixo.

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para que assim você possa continuar acompanhando todos os nossos posts sobre entretenimento e tecnologia diariamente em suas redes sociais?


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!