Quando um conteúdo é escrito pensando no SEO, deve ser otimizado para ser capaz de atender os requisitos principais. Descubra como isso é possível.
Algumas técnicas são fundamentais para que você esteja em uma boa posição nos principais mecanismos de busca. Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), que serve para que seus conteúdos estejam dentro do que algoritmos de busca procuram, como o Google, por exemplo.
Quando as estratégias são realizadas de maneira correta, o objetivo pode ser alcançado, nesses casos, empresas conseguem estar posicionadas nas primeiras posições da SERP.
É muito importante lembrar que, os resultados de pesquisas do Google, são aqueles que mais representam a origem do tráfego orgânico dentro de um blog.
Sendo assim, é necessário que você acompanhe todos os avanços do algoritmo e realize a análise das métricas dentro do Google Analytics e em plataformas que fazem este tipo de monitoramento.
Agora, você irá entender quais são os principais métodos utilizados no SEO e como elas te auxiliam na melhora do desempenho da sua organização no mercado.
Entenda a importância do SEO para a sua empresa
Sabemos que hoje não é nada fácil alcançar as primeiras páginas do Google, principalmente por conta da quantidade de conteúdos que podemos encontrar na internet.
Por isso, o SEO surgiu e junto com ele, uma série de hábitos que possuem o propósito de conquistar uma boa visibilidade para o site. Quando há a crescente desta visibilidade, uma boa quantidade de fatores é possível, como:
- O aumento do tráfego orgânico do site;
- Alcançar melhores posições no ranqueamento;
- Conseguir uma maior conversão em vendas;
- Ter uma maior autoridade para o seu negócio.
É muito importante lembrar que as técnicas de SEO são divididas em duas importantes categorias, sendo elas: SEO on-page, que são as técnicas usadas dentro do seu site, como por exemplo, otimizar os seus conteúdos e utilizar vídeos e imagens.
SEO off-page, que são as táticas que não estão sob o controle de quem gerencia o blog, como é o caso dos links externos.
Veja quais são as técnicas mais importantes utilizadas no SEO
Existem maneiras corretas para que o seu conteúdo possa ser otimizado para que você consiga obter bons resultados e alcance as primeiras páginas da SERP.
Produzimos um conteúdo para te ajudar, em parceria com a ferramenta Systeme.io, que te auxilia em praticamente todas as etapas da criação de um negócio online, que você pode construir a partir do SEO. Acompanhe alguns deles:
Pense em palavras-chaves qualificadas
Atualmente, com as diversas ferramentas, a busca por palavras-chave qualificadas tornou- se uma das técnicas mais fáceis e até mesmo simples de ser realizada.
Antes mesmo de começar a criar um conteúdo, é fundamental analisar quais são os termos mais procurados nas mais variadas plataformas, como por exemplo o Google.
Para que isso seja realizado com mais precisão, é importante que você determine quais são as representações de cauda curta e cauda longa que mais se encaixam e são fundamentais para o seu negócio. Entenda o que tais expressões significam:
As palavras cauda curta ou palavras-chave short tail possuem um tráfego maior e são aquelas mais disputadas, seja qual for o seu segmento no mercado.
Já as palavras-chave cauda longa, ou long tail, contam com um volume menor de tráfego, porém possuem uma grande capacidade para um negócio.
Essas, são formadas com duas, três e até mais palavras, ou seja, a criação de uma frase pequena.
Quando você realiza uma busca mais específica, há uma possibilidade maior de conversão e até mesmo, do aumento das suas vendas. Sendo assim, é muito importante ficar atento nessas palavras-chave em específico.
Leia também: Aplicativos essenciais de SEO para monitorar o seu site no Google
Pense em bons conteúdos: eles devem ser relevantes
Como já citado, há um grande volume de conteúdos que competem para estar na primeira posição do Google. Uma das estratégias mais importantes é o marketing de conteúdo, já que forma otimizada, se baseia em técnicas de SEO.
Muitas pessoas acham que basta criar um conteúdo que conte com 1000 palavras ou pouco mais, que já é o suficiente para ranquear, porém isso não é tão fácil quanto parece.
Conteúdos com 1000 ou 1500 palavras, na teoria, são mais completos e possuem mais informações. Porém, é importante abordar os principais aspectos sobre determinado tema.
Isso acontece, pois os motores de busca realizam uma análise completa do conteúdo para saber se ele é ou não relevante. E isso é percebido por meio de aspectos importantes, como:
- Quanto tempo o usuário permaneceu na sua página
- O qual original sua página é
- Quanto tempo leva para a sua página ser carregada
- Materiais ricos
- Uso de palavras-chave de cauda longa
- Escaneabilidade
Como criar um bom conteúdo?
Por isso, mesmo que você escreva um texto extenso, mas sem nexo algum, ou com um conteúdo pobre, ele certamente não irá te ajudar a ter um bom ranqueamento.
Sendo assim, aposte em pesquisas para ter a certeza de que o conteúdo é relevante. Além disso, é muito válido a utilização de estudos assim como as estatísticas capazes de comprovar tudo aquilo que está sendo tratado naquele texto.
Uma outra estratégia muito utilizada e que vale a pena é inserir imagens nos seus materiais ricos, ou seja, infográficos, ebooks, cartilhas etc.
Isso faz com que o seu texto seja diversificado, além de criar uma autoridade para a marca, proporcionando ainda uma boa experiência para quem estiver consumindo aquele conteúdo.
Faça a otimização on-page e off-page
Como vimos anteriormente, a otimização on-page e off-page são ações distintas, mas de suma importância dentro das estratégias SEO que você deve utilizar nos seus conteúdos.
Otimização on page
Dentro da otimização on-page é muito importante que você faça a formatação do conteúdo, ou seja, pensar em quão responsiva determinada página pode ser.
Sendo assim, seus textos devem ter parágrafos curtos para que a leitura em dispositivos menores (celulares ou tablets) seja facilitada.
Além disso, dentro desta otimização, é muito importante a inserção correta das palavras-chave. O melhor a se fazer é deixá-la dentro do seu primeiro parágrafo e no decorrer do texto.
Mas, muita atenção: é fundamental que a palavra-chave esteja de maneira natural dentro do conteúdo. Tal forma não deve ser percebida pelos leitores. Então, tente colocá-la da maneira mais fluida possível.
Otimização off-page
Já a otimização off-page pode ser incluída no seu site ou blog por meio de parcerias com sites do seu segmento, ou seja, conteúdos feitos por você para o site ou o blog de outras organizações. Neles, haverá links da sua página, que ajudam a melhorar a sua relevância no Google.
Principalmente quando esse link externo é clicado pelo usuário no site parceiro, o Google compreende que ambos os conteúdos são relevantes e quem está lendo, realmente se interessou por determinado assunto.
Agora que você aprendeu como utilizar as principais técnicas de SEO para alcançar os primeiros lugares na SERP, é a hora de ranquear o seu blog.
Por isso, fique sempre atento ao Google e suas atualizações, buscando oferecer a melhor vivência aos seus usuários e conte com quem conhece o assunto para que seus conteúdos sejam sempre relevantes, te proporcionando os melhores resultados.