Como fazer estorno no cartão de crédito ou cancelar uma cobrança?

Apareceu em sua fatura uma compra que você não fez? Saiba como fazer estorno no cartão de crédito e não pagar pelo que você não comprou. Essa dica também vale para compras que você desistiu de concretizar, pois muitas vezes, mesmo você cancelando a compra, o valor pode aparecer na sua fatura. Evite isso com o estorno no cartão de crédito.

Primeiramente, é importante você saber a diferença entre cancelamento e estorno no cartão de crédito. Quando você consegue solicitar junto a empresa a não cobrança do valor antes do fechamento da fatura do seu cartão de crédito, essa compra será cancelada, e a empresa financeira conseguirá evitar a cobrança na próxima fatura. Porém, quando a fatura é fechada, fica impossível que a empresa evite essa cobrança, mas você poderá solicitar o estorno no cartão de crédito para o próximo mês, ou seja, mesmo pagando esse valor indevido na fatura, você terá o seu dinheiro de volta através de desconto na fatura.

Mas independente de ter havido cancelamento ou estorno de uma compra no cartão de crédito, a empresa é obrigada a restituir o valor integral da compra, inclusive o frete. Caso você receba a restituição com valor inferior ao valor total da compra, terá o direito à complementação do valor, conforme o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor.

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Antes de ver como fazer estorno no cartão de crédito ou cancelar cobrança indevida no cartão de crédito, é necessário estar ciente que a aprovação da devolução de valores deve ocorrer em até dez dias úteis, mas pode acontecer de demorar até duas faturas subsequentes para que o desconto seja disponibilizado para o cliente.

Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I – a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
(…)

Como fazer estorno no cartão de crédito ou cancelamento

Se você precisa saber como fazer estorno no cartão de crédito, ou o cancelamento de alguma compra, confira os casos abaixo, veja qual se encaixa no seu, e siga as dicas.

Como fazer estorno no cartão de crédito quando há arrependimento da compra

Compras por impulso acontecem como todo mundo. Quem nunca clicou em comprar algo em um site ou loja virtual, e se arrependeu logo depois, seja por ter achado o mesmo produto mais em conta em outro lugar, seja porque não deveria ter gastado aquele valor? Mas o que muita gente não sabe é que todo consumidor tem direito de cancelar uma compra feita pela internet em até 7 dias.

Para isso, basta entrar em contato com a loja antes da emissão da nota fiscal, assim evitando que o produto seja enviado para seu endereço. Se acontecer de a nota fiscal já ter sido emitida, mas o prazo de 7 dias ainda não expirou, ainda sim é possível cancelar a compra. Para isso, entre em contato com a loja e formalize a solicitação de cancelamento, anotando protocolo e comprovante.  A loja é obrigada por lei a fornecer esses dados e cancelar sua compra.

Esse tipo de cancelamento é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), e a loja tem que devolver o valor através de ressarcimento no próprio cartão, em forma de lançamento negativo (ou créditos). Pode ser que o ressarcimento aconteça de forma parcelada (como você comprou o produto) ou todo de uma vez, isso depende de cada loja.

Se você comprou um produto em uma loja presencial, saiba que a mesma não tem obrigação de cancelar a compra. Você pode tentar amigavelmente solicitar o cancelamento, ou até mesmo a troca por outro produto, mas a loja tem o direito de não fazer o estorno.

Como fazer estorno no cartão de crédito por compra insatisfatória

Outro problema muito comum que desperta o desejo de estorno ou cancelamento de uma compra é quando o produto não está de acordo com o anunciado. Nesses casos, o ideal é abrir a encomenda na frente do entregador, e conferir se o produto está de acordo com o anunciado e em boas condições. Caso não esteja, você pode se recusar a recebê-la e mandá-la de volta através do próprio entregador.

Mas se você não fez isso, e abriu a encomenda em casa, só então percebendo que o produto não está de acordo com o anunciado, você deve entrar em contato com a jola e formalizar uma reclamação ao vendedor, solicitando a troca da mesma. Para isso, você tem um prazo de até 30 dias em caso de bens não duráveis, e 90 dias, para bens duráveis. O prazo começa a contar a partir do momento em que o defeito é percebido.

Se a loja se negar a fazer o estorno da mercadoria ou troca, você pode entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito e apresentar a reclamação não atendida, solicitando o estorno dos valores.

Como fazer estorno no cartão de crédito quando há divergência de valor

Algumas vezes, acontece de aparecer uma cobrança duplicada na sua fatura, ou com valores a mais. Neste caso, você tem que entrar em contato com a loja que vendeu o produto, e pedir a correção do erro. Normalmente, esse tipo de erro é facilmente resolvido. Para evitar transtornos,, sempre guarde a fiscal da compra. Caso a loja não efetue o cancelamento, faça o estorno através da administradora do cartão.

Como fazer estorno no cartão de crédito de compra não reconhecida

O último caso de compras que podem ser canceladas ou estornadas são aquelas que aparecem na sua fatura, mas você não as reconhece. Pode ser que tenham sido feitas por alguém que conseguiu roubar os dados do seu cartão, ou um serviço cobrado sem sua solicitação (o que é ilegal e deve ser denunciado ao Procon). Nesse caso, ligue imediatamente para a administradora do seu cartão e peça o estorno. A empresa irá cancelar seu cartão e mandar um novo, para evitar novas utilizações indevidas.

Para evitar esse tipo de problema, lembre-se de manter em segurança os dados do seu cartão, como número, código de segurança e senha.

Sempre que você solicitar estorno ou cancelamento de uma compra, guarde os comprovantes até que o valor tenha sido devolvido integralmente.

Então, entendeu como fazer estorno no cartão de crédito ou cancelar compras? Conte para a gente nos comentários de você passou por um desses casos, e como foi!

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