Como observar hoje o Cometa 45p e o eclipse penumbral da lua 2017

Na noite de hoje (sexta, 10 de Fevereiro) teremos dois eventos astronômicos de encher os olhos dos admiradores do céu: A passagem do cometa 45p e o eclipse penumbral da lua 2017. O eclipse lunar chega junto com a lua cheia e poderá ser observa do em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte. Confira nossas dicas de como observar os fenômenos.

Melhores memes Fim do Mundo amanhã no Twitter #OMundoAcabaAmanhaE

O que é o Cometa 45p?

O Cometa 45p tem aproximadamente 1 km de diâmetro, e também é chamado de Honda-Mrkos-Pajdusakova (ou 45P/HMP). O objeto está se aproximando da Terra e é um dos eventos astronômicos mais esperados do ano de 2017!

Porque o Cometa 45p é verde?

A aproximação máxima da Terra ocorrerá em 11 de fevereiro, quando o cometa passará a menos de 13 milhões de km’s do nosso planeta e poderá ser visto a olho nu, mas se você dispuser de um telescópio ou um binóculo, você terá esta visão do cometa 45p:

Cometa 45p
Cometa 45P/Honda-MrKos-Pajdusakova, fotografado em 31 de dezembro de 2016. Foto: Michael Jäger

A imagem feita em 31 de dezembro de 2016 por Michael Jäger, de Stixendorf, na Áustria, mostra o cometa 45P dando a volta ao redor do Sol, antes de vir na direção da Terra.

Com o calor do sol, o cometa 45p teve seu núcleo gelado aquecido pela radiação solar, o que fez com que ele tenha começado a ejetar gás, obtendo uma cor verde, devido a emissão de carbono diatômico, C2, um gás que brilha na cor verde quando exposto no vácuo do espaço.

Como observar hoje o Cometa 45p

A grande proximidade torna esse cometa brilhante, apesar de seu pequeno tamanho. Como os próprios meteorologistas espaciais dizem, 45P/HMP pode estar à beira da visibilidade a olho nu durante o pré-amanhecer nessa semana.

O que é o Eclipse penumbral da lua 2017

O Eclipse Penumbral lunar é um tipo de eclipse em que a lua cheia perde um pouco do seu intenso brilho. É como se existisse um filtro na frente da lua, como um insulfilm. O que acontece de fato é que a penumbra provocada pela Terra a deixa com esse aspecto.

O Este eclipse lunar penumbral de hoje é especial, pois quase toda a lua ficará imersa na penumbra da Terra.

Confira o esquema abaixo, que explica como o Sol, a Terra e a Lua ficam posicionados durante o eclipse penumbral da lua:

Eclipse penumbral da lua 2017

Como ver o Eclipse penumbral da lua 2017

Quando você olhar pro céu na noite dessa sexta, verá uma lua cheia menos brilhante, opaca, como se estivesse com um véu acinzentado.

O eclipse lunar penumbral poderá ser observado entre o fim da noite da sexta-feira, 10 de fevereiro, e o começo da madrugada de 11 de fevereiro de 2017.

O ponto máximo do eclipse será às 22h43 no horário brasileiro de verão da noite de sexta-feira, 10 de fevereiro, o que corresponde a 00h43 UTC, hora universal do dia 11 de fevereiro.

Nos estados sem horário de verão, o máximo do eclipse ocorre às 21h43 da noite de sexta-feira, 10 de fevereiro, o que corresponde a 00h43 UTC, hora universal do dia 11 de fevereiro.

Considerando o horário de verão, o eclipse lunar penumbral começa às 20h34 e termina à 00h53 (quase 1 hora) da madrugada do sábado, 11 de fevereiro.

Onde vai dar ora ver o Eclipse penumbral da lua 2017?

Nos estados sem horário de verão, o evento começo às 19h34 da noite de sexta-feira e termina às 23h53 (pouco antes da meia noite) ainda na noite da sexta, 10 de fevereiro.

Quase todo o Brasil poderá ver o eclipse lunar penumbral 2017, em todas as suas fases.

eclipse lunar

No Acre, numa pequena porção no oeste de Rondônia e nas porções sul e oeste do Amazonas, este eclipse poderá ser observado apenas no nascer da Lua, quando a Lua cheia estiver surgindo no horizonte.

A imagem abaixo mostra as fotos tiradas durante o eclipse lunar penumbral de 24 de abril de 2015. Na esquerda  vemos a Lua cheia normal, antes de ser eclipsada, e a da direita é a Lua cheia na penumbra da Terra.

Eclipse Lunar 2017

Repare como a Lua da direita está escurecida. As fotos foram feitas pelo professor e divulgador científico Marcos Calil, do canal Momento Astronômico, em Extrema, no Sul de Minas.

O professor Marcos Calil explicou ao ClimaTempo como será o eclipse lunar penumbral de 10/02/2017

Gostou da notícia? Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre games e tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas