Se você já viu alguém cobrir a webcam do seu notebook ou computador, talvez tenha se perguntado o porquê disso. Inclusive, o dono do Facebook Mark Zuckerberg e o diretor de segurança do FBI fazem isso. Mas porque será?

O MacBook de Mark Zuckerberg tem um pequeno pedaço de fita adesiva, e além do mais, os microfones embutidos do computador dele são cobertos de fita isolante. Mas será que isso é necessário, ou é preocupação demais? Pois saiba que antes de ser CEO do Facebook, Mark Zuckerberg brincava de hackear, nos tempos de faculdade.

É necessário cobrir a WebCam do Notebook com uma fita adesiva?

Já o diretor do FBI, James Comey, disse em uma coletiva de imprensa no ano passado, que viu “uma pessoa mais inteligente que ele” cobrir a câmera, e resolveu imitá-la.

Leia também

Hackers estão invadindo webcams de mulheres, em momento íntimo, e compartilhando no YouTube

Vídeo íntimo de Mischa Barton é vazado na internet

É necessário cobrir a WebCam do Notebook?

Sim, é. Você sabia que o grupo de hackers chineses Ghostnet invadiu 2 mil câmeras em 103 países, além de outras 73 mil webcams atacadas em 2013.

As câmeras mais fáceis de serem hackeadas são aquelas que tem conexão sem fio com o computador, pois elas tem seu próprio endereço de IP e se conectam via Wi-Fi.

Já as câmeras mais antigas, conectadas por USB e as mais novas, embutidas no laptop, são um pouco mais seguras, mas não impossíveis de serem hackeadas. Basta um malware instalado no seu notebook ou PC para que um invasor consiga ter acesso à ela.

Como evitar que um hacker acesse sua webcam?

Um dos sinais mais comuns que uma webcam está sendo utilizada é o acendimento das luzes de LED. Isso quer dizer que se sua webcam pisca aleatoriamente quando você não está usando, alguém pode estar capturando suas imagens sem autorização.

Se isso acontecer com você, reinicie o computador e espere cerca de 10 minutos. Se a luz voltar a piscar, inicie o Gerenciar de Tarefas, clique na aba Processos e procure o nome “winlogon.exe”. Se ele aparecer mais de uma vez, desconecte imediatamente o computador da internet e inicie uma varredura seu antivírus em todo o sistema.

Mas saiba que nem sempre as luzes de LED são acesas quando há uma invasão hacker, então, é uma boa opção sim você cobrir a webcam com uma fita adesiva enquanto não estiver usando.

Outro perigo é quando você acessa um site pornô na sua smartTV da sala, pois ela pode ser facilmente hackeada, além de instalar um vírus no seu computador. Tenha muita precaução ao acessar este tipo de site.

Como se aprende a hackear webcam?

Na internet encontramos tutoriais para praticamente tudo, inclusive para coisas ilícitas, como invadir um computador ou uma webcam,e até mesmo a esconder vírus em anexos, instalar softwares através de assistência remota, entre outras coisas do tipo.

Claro que a maioria dos usuários normais de internet não tem tanto a perder como pessoas públicas, do tipo Zuckerberg ou Comey, que trabalham com informações secretas, mas não custa evitar uma preocupação desnecessária, não é mesmo?

Dessa forma, indicamos sim cobrir a webcam com a boa e velha fita isolante, e se possível no microfone do notebook também.

Via Super Interessante

Gostou dessa notícia? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!