O que é e como ver a chuva de meteoros Gemínidas‬ nesta madrugada

Entre os dias 13 e 14 de Dezembro, está acontecendo um grande espetáculo no céu: É a Chuva de meteoros Gemínidas‬, que acontece todos os anos, um pouco antes do início do verão. Na madrugada de hoje já foi possível observar algumas estrelas cadentes no céu.

E neste ano, a chuva deve ser mais intensa do que no ano passado. As estrelas cadentes de Geminídios caem vagarosamente, o que torna mais fácil sua observação. Além disso, a lua está colaborando para a observação, pois está na fase minguante, não interferindo muito com seu brilho na luminosidade do céu.

LEIA TAMBÉM

Nasa descobre 8ª planeta no sistema solar Kepler-90.

Os melhores memes de quem não conseguiu ver a chuva de meteoros.

 

Chuva de meteoros Geminídeos sobre o Observatório Xinglong, China em 2015 – Crédito: Steed Yu e NightChina.net

O que é a Chuva de meteoros Gemínidas‬ ?

Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, Gemínidas‬ não vem de um cometa, mas sim de um asteroide, o 3200 Phaethon. Os Gemínidas‬ e os Quadrantídeos  (do início de janeiro) são as únicas chuvas de meteoros importantes relacionadas à asteroides!

Os meteoros brilham no céu devido ao atrito de rochas e detritos que se soltam dos astros e entram em grande velocidade na atmosfera da Terra.

geminidios
Fireball (bola de fogo) sobre o Deserto de Mojave, EUA em 2009 – Crédito: Wally Pacholka.

Alguns especialistas afirmam que a Chuva de meteoros Gemínidas‬ está maior a cada ano que passa. Nos últimos anos, foram registradas as passagens de 120 a 160 meteoros por hora.

Como ver a Chuva de meteoros Gemínidas‬?

No Brasil, as Regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada da Chuva de meteoros, devido à sua posição geográfica (Linha do Equador) e pela visibilidade que tem da constelação de Gêmeos.

geminidios
A Terra passano pela faixa de detritos pedregosos deixados por algumas chuvas de meteoros originadas por asteroides.

Mas o fenômeno é visível em todo o planeta, portanto, se você mora mais ao sul, não se preocupe, será possível observar.

Dicas para observar a Chuva de meteoros Gemínidas‬

Para fazer a observação da chuva, procure um local aonde tenha o mínimo possível de iluminação artificial. Pode ser um local mais afastado da cidade, ou até mesmo, se você quiser, pode ir até uma cidade menor para observar.

Permaneça olhando para o céu durante 20 minutos para que a sua visão se acostume com o escuro.

O melhor horário para observar a chuva de meteoros é na próxima madrugada, entre às 22h da quarta, 13 de dezembro, até às 2h da madrugada de 14 de dezembro de 2017. (Para horário de Verão adicione 1h), quando são esperados mais de 120 meteoros por hora.

A chuva de meteoros Gemínidas‬ se encontra na constelação de Gêmeos, próximo da estrela Castor e alfa (mais brilhante). Confira a carta celeste abaixo e a utilize para localizar a constelação de Gêmeos no céu.

carta celeste
Radiante da chuva de meteoros Gemínidas‬ localizado na constelação de Gêmeos. O máximo do fenômeno ocorre da noite de 12 para a madrugada de 13 de dezembro, e também, da noite de 13 para a madrugada de 14 deste mês – Crédito: SkySafari Pro.

Apensar de serem lançadas de Gêmeos, as estrelas cadentes aparecem por todo o céu, por isso, observe um pouco de longe da constelação, a fim de ver os meteoros com caudas mais longas.

A constelação de Gêmeos nasce no horizonte Leste, local onde o Sol nasce, por volta das 20h da noite (21h Horário de Verão). Porém, para melhor observá-la tente começar a observação a partir das 22h (23h Horário de Verão).

Transmissão ao vivo

Caso você more num local muito iluminado, ou o tempo esteja nublado, você pode ver a transmissão da Chuva de meteoros Gemínidas‬ ao vivo através do canal da página Universo da Astronomia, que conta com a participação do Grupo de Astronomia de Pernambuco. Explicaremos sobre o fenômeno, responderemos dúvidas e apresentaremos imagens ao vivo das câmeras do Projeto Exoss.

Para receber todas os nossos posts diariamente nas suas redes sociais, curta nossa página do Facebook, e sega nosso Instagram e nosso Twitter.

Relacionadas