Chrome OS: O que esperar do sistema operacional que vem no Google Pixelbook, seu novo laptop híbrido?

Na última semana, a Google fez a apresentação mais esperada do ano, onde apresentou ao público, a sua nova gama de hardwares como o Pixel 2, Google Home Mini, Pixel Buds e o Pixelbook. Todos os produtos com design simples e tecnologias incríveis, mas o produto que mais me chamou atenção foi sem dúvida alguma o Pixelbook, um notebook que aparentemente vem para brigar com os Macbooks, pela configuração do hardware avançada e pelo seu Sistema Operacional que durante a apresentação se mostrou muito intuitivo e simples. Mas como funciona o Chrome OS? Vale a pena comprar o Pixelbook?

Chome OS

O Chrome OS é um sistema operacional lançado pela Google para Notebook em 2010. A proposta da Google era incrível: iniciar um notebook em 8 segundos e trazer uma plataforma para o usuário comum, ou seja, um sistema operacional para o que é usado no dia-a-dia, fazer login, abrir seu navegador e acessar redes sociais, editar imagens e ver conteúdos. Apesar do aumento das vendas em 2013 anunciado pelo site da Amazon, sete anos depois do seu lançamento e algumas atualizações você ainda vê pouca gente usando a plataforma da Google para fazer suas atividades.

Usabilidade do Chrome OS

Apesar da pouca aderência no Brasil podemos ver um ponto extremamente positivo no Chrome OS, ele exige tanta manutenção quanto um smartphone Android. Assim como no irmão mais velho o usuário não precisa se preocupar com a atualização de software ou aplicativos, otimização e gerenciamento, sua única preocupação é apenas iniciar o computador e utiliza-lo.

Um dos pontos que sempre me chamaram a atenção no Mac OS é a organização e o layout clean do menu de aplicativos, e o Chrome OS não poderia ficar para trás, ele traz uma organização dos aplicativos similar a um Google Launcher, ou seja, limpo e muito fácil de usar.

chrome os

Aplicativos e Softwares no Chrome OS

Durante a apresentação do Pixelbook a Google trouxe uma ideia de que você não precisa de vários gadgets para executar algumas ações, apresentando aplicativos que hoje são exclusivamente mobiles funcionando muito bem em seu computador como o caso do Snapchat, ou seja, tudo que você faz hoje no seu smartphone será possível fazer no Chrome OS.

Mas e o que você faz no computador, conseguirá fazer no Chrome OS? A resposta é, depende! Se você assim como eu utiliza o seu computador pessoal para funcionalidades básicas, como ouvir música, assistir Netflix, fazer trabalhos da universidade e editar imagens não terá dificuldades em mudar de plataforma, na verdade acredito que se sentirá muito melhor de não ter tantos inconvenientes e aplicativos que você nem sabe porque estão lá como no Windows. Agora se você utiliza seu computador pessoal para executar atividades mais complexas e em softwares mais robustos, acredito que esse Sistema Operacional não é pra você.

É possível usar o Chrome OS para desenvolver?

O Chrome OS é um software aparentemente limitado, mas atualmente você tem soluções de desenvolvimento de aplicativos como o IBM Bluemix que permite usar soluções em Cloud e incluir serviços como o Cloudant NoSQL DB para armazenar, excluir, atualizar e consultar objetos armazenados na nuvem.

Vale a pena ter um Pixelbook com um Chrome OS?

Um computador com excelente hardware, mas com um sistema operacional pouco conhecido por nós, essa é uma grande dúvida! Se pararmos para analisar por mais popular que o Mac OS seja, ainda temos algumas defasagens quando comparamos com o Windows, por isso não vejo problema algum em utilizar o Chrome OS.

Vale a pena  ter um Pixelbook com um Chrome OS, um Sistema Operacional com uma usabilidade incrível, como por exemplo na utilização do pacote Office, a instalação das soluções Office é muito simples se comparamos com um instalação do pacote completo, permitindo também uma solução customizada para cada usuário.

Artigo produzido por Gabriel Batista Marcílio.

Gostou da notícia? Então siga as nossas redes sociais como o Twitter e Facebook para você continuar acompanhando as melhores matérias sobre tecnologia, diariamente, em suas redes sociais.