Celulares Android fazem limpa do armazenamento do aparelho automaticamente; veja como habilitar

Quem tem o costume de baixar muitos aplicativos e armazenar muitos arquivos no smartphone, provavelmente já passou por problemas de falta de espaço disponível no celular. No entanto, o que muitos não sabem é que os dispositivos Android possuem um recurso que ajuda os usuários a liberar memória de forma automática.

Desde abril, o Google Play Store, (loja de aplicativos do sistema operacional), disponibiliza uma ferramenta que é capaz de reduzir os tamanhos dos aplicativos em até 60%, garantindo mais espaço para armazenamento de novos dados e conteúdos. Para saber tudo sobre a função, continue a leitura a seguir.

Android oferece recurso para limpar o aparelho

Imagem de um celular com o gerenciador de memória aberto
Imagem: Tada Images/ shutterstock.com

A funcionalidade pode ser habilitada diretamente nas configurações do Play Store. Uma vez ativada, ela permite que o usuário instale programas ocupando menos espaço na memória do celular. A grande vantagem do recurso é que com ele, você não precisa desinstalar aplicativos (e consequentemente, perder todas as informações armazenadas neles).

A ferramenta, que é identificada com o nome “Arquivamento Automático”, funciona da seguinte maneira: assim que o usuário ativa o modo, o sistema do dispositivo passa a operar no formato “Android App Bundle”. Na prática, essa configuração é capaz de eliminar sessões pouco usadas do aplicativo sem comprometer nenhum dado do usuário.

Veja também:

Saiba como apagar objetos indesejados de fotos com smartphones Samsung

Ao habilitar a função, o símbolo do app é substituído por um ícone de nuvem. Vale lembrar também que para realizar o procedimento é necessário ter uma conexão com a internet.

Como ativar o arquivamento automático?

O processo para habilitar a configuração é relativamente simples. Veja:

  • Entre na Google Play Store;
  • Clique na sua foto de perfil;
  • Procure por “Configurações”, e depois por “Geral”;
  • Ative a opção “Arquivar apps automaticamente”.

É importante lembrar que a ferramenta só funciona com aplicativos que operam no formato Android App Bundle. Assim, verifique se você possui as versões mais recentes dos seus apps, já que o recurso pode não funcionar em versões mais antigas.

Imagem: quietbits / shutterstock.com

Relacionadas