Calda de detergente ajuda a eliminar pragas; veja como funciona

Se você é pai ou mãe de plantas, sabe que cuidar desses seres é um verdadeiro desafio, pois as responsabilidades não se resumem a hidratar as mudas e colocá-las no sol. Tudo só se agrava quando as pragas surgem.

Eliminar insetos de plantas é um problema para muitos cuidadores, pois nem todos sabem qual o método adequado para fazê-lo, ou se existe algum produto que não prejudique a planta. A boa notícia é que você pode resolver isso com um ingrediente simples: detergente.

Assim, esse “remédio” para as pragas é eficaz e não prejudica as plantas. Ficou curioso para saber como fazer isso? Então continue por aqui e confira a dica valiosa que a Optclean preparou para você.

Receita caseira para eliminar pragas das plantas

Para fazer a calda de detergente, você precisará de um detergente neutro, duas colheres dele e 1 litro de água. Siga os passos abaixo:

  1. Misture a água e o detergente em uma tigela;
  2. Transfira a mistura para um frasco com borrifador;
  3. Borrife diretamente nas folhas com praga;
  4. Deixe a mistura agir por 3 horas;
  5. Passado esse tempo, enxágue a folha em que foi aplicada a mistura (não esqueça de lavar bem para que o detergente não prejudique a planta por exposição prolongada);
  6. Realize as aplicações semanalmente para ver resultados melhores.
Pessoa colocando detergente em esponja com outra garrafa de detergente ao lado
Imagem: Mr Boiko Oleg / shutterstock.com

Como o detergente age no combate às pragas?

O detergente age diretamente sobre a camada de proteção dos insetos de carapaça mole e de lagartas pequenas, submetendo-os a uma desidratação e acabando de uma vez por todas com essas pragas.

Veja também:

Aviões do fim do mundo: conheça as aeronaves para casos de catástrofe que só os EUA e a Rússia possuem

Contudo, é importante atentar-se na hora de enxaguar as plantas para que isso seja feito de forma correta, evitando pequenos resíduos de detergente na estrutura das folhas e, consequentemente, danos às plantas por exposição prolongada ao produto.

Imagem: Andrew Claypool/ Unsplash.com

Relacionadas