Atenção: Tenha muito cuidado ao baixar aplicativos Android

Um documento de segurança na internet que foi recentemente divulgado pela Symantec indica que em 2014, pelo menos 17% de todos os apps para Android eram malwares disfarçados – esse percentual, equivale a 1 milhão de aplicativos. Houve um incremento de 42% em relação ao ano de 2013, quando foram 700 mil aplicativos nessa situação.

Quem tem cautela, não precisa se preocupar, de acordo com Kevin Haley, diretor de segurança da Symantec, apenas uma minoria desses aplicativos estão na Play Store, que é a loja oficial de aplicativos para Android. “O Google faz um bom trabalho em manter o malware longe da Play Store. E se um aplicativo malicioso conseguir entrar, eles fazem um bom trabalho em encontrá-lo e eliminá-lo”, disse Haley.

O risco existe em lojas alternativas ao Google Play Store, downloads de sites, links por e-mail ou então através de Torrent. O risco existe na interceptação de dados pessoais do usuário, como endereços de e-mails, senhas, números de telefones ou até mesmo, dados bancários.

Fonte: Symantec

Relacionadas