Ataque hacker mundial chega ao Brasil – veja mapa em tempo real

Um mega ataque hacker de proporção mundial vem derrubando sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos ao redor do mundo. Infelizmente o ataque hacker mundial chega ao Brasil, e já há confirmação de alvos como a Previdência Social e Ministério do Trabalho (página fora do ar), de acordo com o Extra.

No Twitter, há relatos de ataque hacker ao Tribunal de Justiça de São Vicente, em São Paulo. O Ministério Público também foi atacado.

Leia também:

Vazaram senhas do LinkedIn, Dropbox e Badoo – veja se a sua vazou

Windows XP: mesmo sem suporte, Microsoft libera atualização contra Ransomware

O que é Ransomware? Como evitar ser infectado no ataque hacker.

Ataque hacker mundial – entenda

Na manhã de hoje (12), um mega ataque hacker começou a atingir redes internas de diferentes empresas da Espanha, entre elas, a Telefônica, que deu a orientação aos seus empregados que desligassem os seus computadores. Surgiram relatos de funcionários que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e também do banco BBVA.

No Reino Unido, o ataque hacker fez com que o Serviço Nacional de Saúde entrasse em colapso, derrubando os sistemas de tecnologia de pelo menos 16 hospitais públicos.

De acordo com Costin Raiu, que é o diretor da Kaspersky, afirmou nas redes sociais que já foram atacados 74 países, em mais de 45.000 ataques na tarde de hoje.

Ataque hacker mundial – mapa em tempo real.

O Centro Criptológico Nacional (CCN), que é a divisão dos serviços espanhois de inteligência encarregada da segurança das tecnologias da informação, afirmou que trata-se de “um ataque em massa de ramsomware”, que afeta os “sistemas Windows cifrando todos seus arquivos e os das unidades de rede que estejam conectados”.

De acordo com os relatos na web, os hackers estão bloqueando os computadores via ransomware, e exigindo um valor de resgate – US$ 300, para que o usuário tenha acesso aos arquivos.

Até o momento não se sabe qual o grupo está por trás do ataque, mas a imprensa europeia está noticiando que os cibercriminosos tem relação com a China.

Gostou da notícia? Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Via Extra, Tecmundo, Actualidad

Relacionadas