O asteroide 2012 TC4, que é aproximadamente do tamanho de uma casa, vai passar muito próximo da Terra na próxima quinta-feira, feriado de Dia das Crianças – 12 de outubro de 2017. Os astrônomos da NASA estarão acompanhando nos seus telescópios.

Apesar da distância ser considerada muito próximo em termos astronômicos, isso é o equivalente a 43,5 mil quilômetros da Terra, ou 1/8 da distância que nos separa da lua.

Leia também:

Veja as fotos de Saturno obtidas pela Sonda Cassini da NASA

Asteroide 2012 TC4: como assistir ao vivo sua trajetória

De acordo com Michael Kelley da NASA, não há riscos nem para os terráqueos e tampouco para os nossos satélites. A sua equipe estará acompanhando a aproximação do asteroide e fará uma simulação para verificar se as nossas estratégias de defesa estão em perfeito funcionamento.

Cabe ressaltar que em 15 de fevereiro de 2013, um objeto com dimensões semelhantes ao asteroide 2012 TC4 caiu na Rússia, na cidade de Cheliabinsk e teve um impacto impressionante, ocasionando um grande número de feridos (mais de 400) e quebrando vidraças, e estragos pequenos. Confira o vídeo da queda do asteroide na época.

Como assistir ao vivo

Infelizmente, o asteroide não será visível a olho nu e é necessário um telescópio para isso. Entretanto, todo o espetáculo será transmitido on-line no local que disponibilizamos logo abaixo:

Pelo site do telescópio robótico Slooh. A transmissão começa no dia 11 de outubro por volta das 21h pelo horário de Brasília e terá comentários e análises de um painel de especialistas. Para isso, você precisa se inscrever como um membro Slooh para acessar o conteúdo, que pode ser encontrado no site do Slooh.

Gostou da notícia? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.