Aprovação no Bolsa Família: descubra se você foi aceito no programa

Sabemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre o programa Bolsa Família: quem pode se inscrever, como saber se foi aprovado, como cadastrar a senha do cartão após aprovação, como sacar o benefício e muitas outras. A seguir, vamos esclarecer todas essas questões.

O Bolsa Família é um programa do governo brasileiro que visa garantir uma renda básica para as famílias de baixa renda. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atualmente o programa atende a aproximadamente 21,19 milhões de famílias, com uma média de R$ 670 ao mês.

Entendendo o Programa Bolsa Família

Criado em 2003, o programa foi brevemente substituído pelo Auxílio Brasil nos anos de 2021 e 2022. Porém, com a volta do governo Lula em 2023, o Bolsa Família foi retomado, incluindo, desde então, mais de 800 mil famílias.

Para inscrever-se no Bolsa Família, a principal exigência é que a família possua uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Também é necessário que os dados estejam atualizados no Cadastro Único.

O aplicativo Bolsa Família (Android, iOS) pode facilitar o acompanhamento das parcelas, podendo verificar o status da análise, a data de liberação das parcelas e outras informações relevantes. É necessário ter o CPF e uma senha cadastrada para acessar o aplicativo.

Veja como descobrir a aprovação no programa

A aprovação no Bolsa Família é comunicada ao solicitante através de uma carta enviada ao endereço residencial. Caso essa correspondência não seja recebida, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo número 111.

O saque do benefício pode ser realizado em caixas eletrônicos, agências da Caixa Econômica Federal, Lotéricas ou pelo aplicativo Caixa Tem (Android, iOS). Para realizar o saque, é necessário ter em mãos o Cartão Social e a senha previamente cadastrada.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Relacionadas