NASA cria sistema de alerta para avisar apocalipse 5 dias antes

Um grupo de astrônomos da NASA criou um sistema de alerta para um eventual apocalipse causado por um choque de um meteoro, que pode com quase 100% de garantia, detectar qualquer asteróide que venha em direção à Terra com 5 dias de antecedência.

E não é loucura esta preocupação, pois nas últimas décadas, cientistas de todo o mundo têm vigiado ativamente os asteroides próximos da Terra e conduzido uma espécie de censo cósmico, para medir o grau de periculosidade à humanidade. E são tantos asteroides que estão próximos ao nosso planeta, que os astrônomos precisaram criar uma tabela especial para avaliar a hipótese de eles atingirem a Terra.

10 Dicas para tirar fotos da Super Lua hoje com câmera de celular

De acordo com o Universe Today, embora haja um grande número de asteróides descobertos pelos telescópios e pelo observatório WISE (Explorador Infravermelho de Campo Amplo), muitos asteróides grandes e inúmeros objetos espaciais menores ainda não foram detectados.

Segundo é referido no relatório publicado pela NASA em 2011, até hoje conhecem-se apenas cinco mil asteróides com diâmetro aproximado a 100 metros, enquanto se estima que o número total de asteróides seja de dezenas de milhares. O número de objetos menores dentro do cinturão de asteróides pode ser ainda maior, chegando a possivelmente, um milhão.

Devido a isso, a NASA e a Roscosmos, entre outras agências espaciais, estão trabalhando para desenvolver sistemas de detecção de asteróides antes que eles atingirem a Terra e criando infraestruturas de “defesa espacial”.

A NASA desenvolveu e testou neste mês o sistema Scout. Ao usar o telescópio automático PAN-STARRS, o sistema conseguiu detectar o asteróide 2016 UR36 cinco dias antes do seu encontro com o nosso planeta, calcular o seu diâmetro (entre 5 e 25 metros) e determinar a distância entre ele e a Terra.

O que dá pra fazer 5 dias antes do apocalipse?

Apesar de 5 dias parecer muito pouco tempo para enviar uma missão já preparada que destruísse asteróides potencialmente perigosos, ainda sim estamos bem mais “seguros” do que já estivemos, pois antigamente os cientistas eram capazes de detectar um asteróide em direção à Terra apenas algumas horas antes da sua queda na superfície.

Com 5 dias para trabalhar, é possível, por exemplo, evacuar uma área em que um pequeno objeto cairá na superfície.

Via Sputnik news

Relacionadas