Antivírus pago ou gratuito, qual escolher?

Muitos leitores/clientes do nosso site nos vêm com essa dúvida, então resolvemos criar esse artigo para poder auxiliar na escolha. Mas afinal qual é a diferença de ter um antivírus pago ou gratuito?

Há algumas diferenças, mas nada que vá atrapalhar a sua eficácia apenas por ser gratuito. Entretanto claro que o pago terá um suporte técnico mais personalizado, o que geralmente não vemos no gratuito. Em raras exceções existe o suporte técnico no software free. O banco de dados do antivírus não será alterado apenas porque é pago, por isso a diferença não é tão drástica.

Veja quais são os 5 melhores antivírus gratuitos.

Antivírus gratuito pode ser usado em empresas?

Não pode porque na verdade uma modalidade está ligada a outra. O software gratuito vem com o intuito de fazer a publicidade para que a venda ocorra no mercado corporativo – onde há os contratos mais lucrativos por motivos óbvios.

Empresas pequenas como a Alwil e a Grisoft (AVG) tornaram-se fortes no mercado rapidamente devido a essa estratégia. A popularidade facilitou a sua alavancagem no meio corporativo.

A grande diferença que o produto oferece para empresas está em painéis de controle centralizados o que facilita a administração do antivírus em uma grande quantidade de máquinas.

Ou seja, a diferença não está se o software é pago ou gratuito e sim o que o usuário necessita do antivírus, e o que são as reais necessidades para o uso do software. Por isso o preço não é o único indicativo.

Nossa opinião

A nossa equipe não acha necessário na maioria das vezes pagar pelo antivírus. Embora saibamos que os resultados de pesquisas feitas para comprovar a eficácia dos antivírus tendem a ter resultados favoráveis aos pagos.

Recomendamos que o seu esforço seja para deixar o Windows original, isso sim é mais importante. Para que o sistema possa ser atualizado frequentemente e haja correções das vulnerabilidades que estão deixando seus dados expostos na rede. Por isso é muito importante deixar habilitado o Windows Update.

Outra medida importante é sempre cuidar onde navega na internet, pode ter a certeza que o próprio usuário é o melhor “antivírus” para proteger o seu PC. Nenhum antivírus protege 100%. Sempre os Crackers estão arranjando novas maneiras de infectar o seu computador. E os desenvolvedores de antivírus até identificarem e arranjar a solução, infelizmente, o estrago já pode estar feito.

Existem maneiras de verificar se o site em que você está acessando contém malwares. Como por exemplo o Vírus Total, faça uma verificação se você está desconfiado que o site esteja infectado.

Como se proteger dos vírus

  • Desconfie de e-mails, inclusive de amigos, pois eles podem já estar com vírus no PC e estão mandando Spam para todos os contatos;
  • Instituições bancárias nunca mandarão e-mails de cobranças para você. Muito menos boleto para que você pague, portanto sempre fique atento;
  • Mantenha o sistema operacional sempre atualizado, pois sempre serão disponibilizadas atualizações de segurança para o PC;
  • Use um bom antivírus e o mantenha sempre atualizado, paralelamente utilize um antimalware e um antispyware;
  • Cuide com e-mails que vêm anexos. Geralmente os vírus são disfarçados como um arquivo inofensivo, portanto se atente para verificar a extensão dele. Se no final do nome conter “.EXE” não abra de maneira nenhuma;
  • Evite visitar sites suspeitos como pornográficos e de hackers. A maioria desses sites tenta instalar em sua máquina programas maliciosos.

Caso esteja já com o PC infectado e não está se sentindo seguro em limpá-lo, conheça a nossa manutenção online, limpamos os vírus e deixamos seu PC rápido pela internet, por acesso remoto.

Relacionadas