Android vai ser pago? Google poderá cobrar pelo sistema mobile

O Android é um dos sistemas mobile mais populares do mundo todo. Ele está presente em uma vasta gama de smartphones das mais diversas marcas. Uma das coisas que mais chama a atenção no Android é que se trata de um sistema de código aberto e pode ser customizado e aperfeiçoado livremente, além disso, é um sistema totalmente gratuito. Mas isso pode estar com os dias contados, o Android vai ser pago? Segundo o CEO do Google, Sundar Pichai, isso pode vir a ocorrer. Ou seja, o sistema tem grande risco de não ser mais livre e de código aberto.

Isso pode ser apenas uma jogada do Google, mas também pode ser algo prestes a se tornar realidade. A sugestão de Pichai vei logo após o Google ser multado em R$ 19 bilhões pela União Européia. A UE acusou o Google de praticas anticompetitivas. Segundo ainda o CEO do Google, as plataformas da empresa incluindo o Android, possuem custos, mas até o momento o Google conseguia ultrapassar essa barreira por conta do alto investimento ao longo dos últimos 10 anos.

Leia também:

40 apps grátis para Android por tempo limitado na Google Play Store

Como ativar o Modo Desenvolvedor no Android [Tutorial]

Os 10 smartphones Android mais potentes do mundo em 2018 [até o momento]

Android vai ser pago? Se a União Européia continuar com a multa bilionária ao Google, o Sistema mobile pode vir a ser cobrado

Pelo que deu a entender Pichai, o Google jogou tudo nas mãos da União Européia, dando a entender que se o tipo de acordo que a empresa faz for proibido na Europa e a exorbitante multa que a UE impôs ao Google, poderia ocorrer um desiquilíbrio nas finanças e o Android vai ser pago talvez.

Veja alguns trechos da postagem de Sundar Pichai:

“Esse investimento faz sentido porque podemos oferecer aos fabricantes a opção de pré-instalar um conjunto de aplicativos populares, alguns que geram receita para o Google”.

“A distribuição gratuita da plataforma Android e do conjunto de aplicativos do Google não é apenas eficiente para os fabricantes e operadores de telefonia – é um grande benefício para desenvolvedores e consumidores”.

“Até agora, o modelo de negócios do Android significou que não tivemos que cobrar dos fabricantes por nossa tecnologia, ou depender de um modelo de distribuição rigidamente controlado”.

Como a plataforma Android é usada por ao menos 1,3 mil fabricantes no mundo todo, se o Android começar a ser cobrado, a chance de aumentar o preço dos smartphones com o sistema da Google é muito grande. Ou seja, a medida afetaria diretamente no bolso do consumidor final.

Hoje, o Android está presente em 80% dos dispositivos no mundo todo.

Gostou da notícia?

Então, siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as melhores matérias sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente nas suas redes sociais.

Relacionadas