Altered Carbon: Série Original da Netflix mistura Ação Policial e Ficção Científica [VALE A PENA]

Logo no começo do mês de fevereiro, estreou uma Série Original da Netflix bastante esperada, e que estava em produção desde 2016: Altered Carbon. A série é uma mistura de Ação Policial e Ficção Científica, e vale a pena dar uma conferida! No entanto, Altered Carbon não é tão simples de se compreender. Saiba mais sobre a série aqui neste artigo.

Lembrando que tem muita coisa boa ainda chegando em fevereiro na Netflix. Se quiser conferir tudo que entra este mês, veja a lista com Todas as novidades nos lançamentos Netflix fevereiro de 2018.

Leia também:

Confira os 10 melhores filmes para chorar na Netflix [em 2018]

Altered Carbon: uma adaptação do livro  “Carbono alterado”

Nos últimos anos, tanto no cinema quanto no mundo das séries não encontramos quase nada satisfatório. Já nos últimos meses, parece que a situação tem melhorado bastante. Tivemos Blade Runner 2049 nos cinemas e Star Trek: Discovery na Netflix, e agora vem Altered Carbon, criada por Laeta Kalogridis que já escreveu ‘O Exterminador do Futuro: Gênesis’ (2015).

A série Altered Carbon é uma adaptação de Laeta Kalogridis (Birds of Prey) e David H. Goodman (Fringe, The Event, Once Upon a Time) do livro “Carbono alterado”, que foi lançado em 2002 por Richard Morgan, e ganhadora do prêmio Philip K. Dick.

É uma série complexa, que envolve muitas almas, combinando inteligentemente a ação policial com a ficção científica, com uma História excelente e cheia de reviravoltas. Os fãs de ficção científica vão agradecer por essa produção.

Altered Carbon: enredo

O protagonista Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) é revivido 250 anos depois da sua morte para ajudar Laurens Bancroft a investigar a sua morte, da qual ele não lembra. A polícia diz que ele cometeu suicídio, mas Laurens não acredita nessa versão dos fatos e quer saber exatamente o que aconteceu com ele entre as horas que passaram de sua morte para o backup anterior. Em troca, ele oferece riqueza e clemência pelos crimes cometidos por ele no passado.

Altered Carbon nos mostra um universo futurista repleto de sugestões e moralmente ambíguo. Com isso, o sexo e a violência são normais, e isso nos remete a uma sensação perturbadora, em mais de uma ocasião. Em São Francisco de 2384, a clonagem e a inteligência artificial fazem parte da vida das pessoas, sendo que uma nova tecnologia possibilita que os seres humanos possam ser imortais apenas transferindo a sua identidade (ou alma) de um corpo para outro, quando “a capa” (ou corpo) deixa de funcionar. A memória e a consciência das pessoas são transferidas através de uma espécie de um compartimento de memória, que fica localizado atrás da cabeça. O que não pode acontecer é danificar esse dispositivo, pois sem ele todos são reles mortais.

E então aparecem as diferenças de classes, pois nem todos possuem os recursos para se utilizarem dessa tecnologia para trocarem de corpo sempre que acontecer alguma coisa. Alguns milionários possuem clones de si mesmos e podem viver assim por centenas de anos, bastando substituírem “a capa”. Logo no início da primeira temporada, vemos o caso de uma criança reencarnada no corpo de uma mulher idosa, simplesmente porque é mais barato.

Altered Carbon – vale a pena assistir?

Em Altered Carbon temos a mais pura ficção científica, e que nos faz refletir e temer, mas também existe muito de romantismo, idealismo e bastante cenas de ação. Há elementos suficientes para “distrair-nos” e nos fazer aceitar um universo áspero, no qual aqueles que detém o poder não parecem estabelecer limites e não têm nenhum respeito pela vida. Um universo em que as inteligências artificiais são muitas vezes mais reais que os humanos e em que quase ninguém realmente é o que parece. Por isso a série realmente é bastante inteligente.

Temos uma excelente combinação entre profundidade e filosofia, embora que nem sempre tudo funcione perfeitamente, e mesmo que nem todos os episódios sejam bons e nem tudo funcione da mesma maneira. Embora seja preciso dizer, no final, todas as sub-histórias estão entrelaçadas mais ou menos perfeitamente. Mas o que é realmente importante é que no final desses dez episódios fica a vontade de avançar e teremos que aguardar por uma segunda temporada (também porque já existem duas seqüelas literárias). Realmente vale a pena assistir. Recomendamos!

E então, o que achou da nova Série Original da Netflix Altered Carbon? Deixe seu comentário logo abaixo.

Via Netflix

Relacionadas