Alerta de perigo: onda de calor atinge o Brasil

O final de semana foi marcado por temperaturas recordes em grandes metrópoles do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, que viram seus termômetros ultrapassarem a casa dos 40 graus no sábado e domingo em algumas regiões.

No entanto, engana-se quem pensa que o “pior já passou”. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou seus alertas de perigo relacionados ao calor extremo, e agora os riscos valem para 13 estados + Distrito Federal. Vale lembrar que até semana passada, o comunicado se restringia “apenas” a cinco estados.

As novas pesquisas da entidade, além de expandirem as áreas de perigo associadas à onda de calor, agora também preveem o aumento do nível de risco em algumas regiões do país. Veja.

Veja também:

Fim do Omegle: veja 7 sites que podem substituí-lo

Alerta para a onda de calor

O alerta emitido pelo Inmet na semana passada foi direcionado especificamente para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, depois das temperaturas registradas ao longo do fim de semana, o órgão decidiu expandir os avisos para Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

Termômetro abaixo de sol marcando onda de calor
Imagem: Lamyai / Shutterstock.com

Além disso, os níveis de risco também foram elevados nos cinco estados listados na semana passada e em mais dois estados, adicionados diretamente à relação das áreas com alto grau de risco: Distrito Federal e Rondônia.

De acordo com o órgão, nos próximos dias, as temperaturas nas regiões destacadas podem ficar até 5 °C acima da média histórica correspondente a novembro.

Quebra de recorde de temperatura

A nova onda de calor já mostrou a que veio no sábado e domingo. Duas das maiores capitais do país registraram temperaturas surpreendentes e tiveram até quebra de recorde.

Em São Paulo, a Defesa Civil decretou estado de alerta ontem (12), após a previsão de máxima chegar na casa dos 37 °C. A cidade registrou o calor mais intenso do ano no último final de semana, superando a média histórica de novembro dos últimos 19 anos.

Já no Rio de Janeiro, as temperaturas superaram a casa dos 30 °C ainda pela manhã, o que fez com que as praias da cidade lotassem durante todo o domingo. Em algumas áreas, a sensação térmica chegou à impressionante faixa de 47 °C.

Imagem: Ed Connor / Shutterstock.com

Relacionadas