Afinal, qual é a forma certa de guardar perfumes?
Os banheiros costumam ser locais comumente associados à higiene e aos cuidados com a aparência e com o corpo. Por esse motivo, tudo quanto é produto relacionado ao tema acaba sendo guardado nesses espaços.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns itens que, na verdade, não deveriam ser armazenados nessa área da casa, devido à propriedades específicas em suas composições. Esse é o caso dos perfumes.
Apesar de ser uma prática muito comum, guardar perfumes no banheiro pode acabar prejudicando a fragrância dos produtos. Para entender o que está por trás desse fenômeno, continue a leitura a seguir.
Perfumes não deveriam ficar no banheiro
O ambiente de um banheiro sofre com mudanças constantes de temperatura e umidade, já que o fluxo contínuo de água quente durante o banho altera esses fatores no espaço (que normalmente é pequeno). Essa dinâmica é justamente o que torna o banheiro um local inadequado para o armazenamento de perfumes.
Esses produtos são compostos em sua maioria por conjuntos complexos de óleos essenciais, essências e substâncias químicas, misturados de forma equilibrada e harmônica. No entanto, a degradação ou alteração das condições de um único elemento pode acabar “desbalanceando” toda a mistura, afetando o equilibro da composição aromática.
Como grande parte desses componentes não reage bem à variações de luz, calor e umidade, logo, o banheiro não é bom lugar para armazená-los.

Veja também:
Apple prepara incrível notícia para dar aos usuários em 2024
Forma certa de guardar perfumes
Mas afinal, quais são os lugares ideias para armazenar os perfumes? A recomendação é que os itens sejam guardados em locais frescos, escuros e secos, onde as variações de umidade e temperatura sejam as menores possíveis.
Assim, algumas das melhores alternativas são:
- Armário ou gaveta: É crucial assegurar que os produtos não fiquem expostos à luz solar direta e tomar precauções para evitar variações de temperatura;
- Cômoda ou bancada: Eles podem ser mantidos em locais “abertos”, desde que não sejam expostos a qualquer forma de luz proveniente de janelas ou portas;
- Estante ou prateleira: O mesmo princípio se aplica às estantes. Os perfumes podem ser exibidos desde que não estejam sujeitos a mudanças de temperatura ou à exposição direta à luz solar.
Imagem: Arina Trapeznikova / shutterstock.com