7 fortes sinais de que você vive um relacionamento abusivo

O relacionamento abusivo é caracterizado por um elenco de aspectos que, se falássemos sobre cada um deles, teríamos muitos pontos a discutir. No entanto, o principal tópico que devemos considerar nesse tipo de debate é o risco vivenciado por pessoas que se encontram nesse tipo de relação.

A probabilidade de ocorrerem violências dos mais diferentes tipos é alta, principalmente quando falamos de agressões verbais ou físicas. Por isso, é importante que você se atente a alguns sinais a fim de proteger-se e sair desse tipo de situação.

Neste artigo, te contaremos 7 sinais muito fortes de que você está vivendo em um relacionamento abusivo. Se você quer conferir essas informações e entender mais a respeito, continue por aqui e veja tudo que reunimos nas próximas linhas.

Sinais de um relacionamento abusivo

Mentiras

Relações baseadas em mentiras são sinônimos de abusividade. O parceiro está em constante contradição, envolvendo-se em um verdadeiro ciclo de mentiras e sempre mentindo. Além disso, quando você descobre a verdade, a pessoa manipula a situação e passa a te culpar.

Excesso de ciúmes

É normal sentir ciúmes ou medo de perder a pessoa com quem nos relacionamos. Entretanto, é importante tomar cuidado para compreender o nível desse ciúme, para que não se converta em um controle.

Sem privacidade

Além do ciúme excessivo, marcado pela desconfiança, a privacidade do outro é sempre subjetivada, isso é, desrespeitada. O espaço entre os parceiros não é respeitado.

Imagem de um casal em relacionamento abusivo se abraçando enquanto o homem usa o celular escondido da mulher.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Terceirização da culpa

A terceirização da culpa é outro sinal do relacionamento abusivo. Isso porque a pessoa abusiva tende a ser manipuladora e, por isso, irá lançar a culpa para o outro que, geralmente, é o seu companheiro. Ela sempre será a certa e você será posto como o errado da história.

Destruição da autoestima

Relações tóxicas também são marcadas pela destruição da autoestima a longo prazo. Em outras palavras, no início do relacionamento, a pessoa te faz se sentir incrível e, depois, tende a boicotar você.

Veja também:

Teste comportamental revela qual é a carreira ideal para você

Controle financeiro

É um problema muito frequente em relações abusivas, principalmente quando um dos parceiros possui dependência financeira, tendo que pedir dinheiro para tudo. Essa condição torna a pessoa ainda mais vulnerável.

Comportamento passivo-agressivo

Em um relacionamento abusivo, o confronto nunca é direto, mas sim por meio de recursos dissimulados e “discretos” para se comunicar com o outro.

Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock.com

Relacionadas