6 hábitos comuns que prejudicam os dentes

Existem vários hábitos comuns que podem prejudicar a saúde dos dentes, o que representa um problema significativo. Afinal, ninguém deseja exibir por aí um sorriso desfigurado, que muitas vezes é considerado o seu “cartão de visitas”. Portanto, é crucial que as pessoas estejam atentas a esses comportamentos para preservar a integridade de sua saúde bucal.

Um sorriso bonito pode provocar boas impressões, além de elevar a nossa autoconfiança para outros níveis. Entretanto, uma saúde bucal prejudicada pode gerar problemas na sua autoestima, deixando você mais retraído e, em certa medida, tímido.

Por isso, a Optclean decidiu listar neste artigo, 6 hábitos comuns que prejudicam os dentes e que você deve deixar de lado o mais rápido possível. Quer saber quais são eles? Continue por aqui.

Conheça 6 hábitos comuns que prejudicam os dentes

Escovar os dentes com força

Escovar os dentes com muita força pode danificar a gengiva e sua dentição. Além disso, ao aplicar maior intensidade na força durante a escovação, você pode provocar sensibilidade e ferimentos em sua boca.

Abrir garrafas e embalagens utilizando os dentes

A prática de usar os dentes para abrir garrafas e embalagens é outro hábito prejudicial à saúde bucal. Isso aumenta o risco de lesões na mandíbula e pode levar à quebra dos dentes.

Manter bebidas ácidas por muito tempo em sua boca

O consumo de bebidas alcoólicas pode resultar no ressecamento da mucosa bucal, elevando a probabilidade de diversos problemas. Já os refrigerantes têm o potencial de causar erosão no esmalte dos dentes. Portanto, evite manter essas substâncias na boca por muito tempo.

fileira de dentes comum destruido
Imagem: MiniStocker / shutterstock.com

Mastigar e morder objetos

É comum mastigarmos de um só lado de forma involuntária, no entanto, é importante ter cautela, pois esse hábito pode resultar em sobrecarga nos dentes, desencadeando desgaste e até mesmo dores musculares.

Utilizar palitos nos dentes

A prática de “palitar” os dentes pode gerar lesões na gengiva e, consequentemente, provocar uma inflamação. Caso não seja tratada corretamente, há o risco de desencadear uma infecção.

Fumar

O ato de fumar também é prejudicial, pois pode desencadear inflamações na gengiva, levar à perda de dentes e até mesmo aumentar o risco de desenvolver câncer de boca.

Imagem: Diana Polekhina / Unsplash.com

Relacionadas