6 dicas para ajudar o seu Windows 10 a ficar mais rápido

Ter um PC com sistema operacional que apresente bom desempenho, é um ponto e tanto pra que o usuário goste dele. Não é novidade pra ninguém, que ter uma boa máquina ajuda muito, mas antes de pensar em trocar sua máquina, não custa tentar apostar em algumas “manhas” que podem fazer melhorar o seu software e lhe oferecer um rendimento melhor.

Confira abaixo, seis dicas que podem te ajudar a deixar seu Windows 10 mais ágil.

1) Desativar aplicativos no Iniciar

No Windows 10, você encontra o Gerenciador de Tarefas,  onde é possível visualizar todas as informações necessárias para avaliar e escolher os aplicativos do PC.  Para abrir o Gerenciador de Tarefas, basta apertar as teclas CTRL + SHIFT + ESC juntas.

Em seguida abra a aba “Iniciar”, avalie os aplicativos e desabilite aqueles que não considerar importantes para o sistema. Vale lembrar que é necessário saber o impacto do aplicativo na inicialização, que está na última coluna. Para encontrar a opção desabilitar, clique com o botão direito do mouse sobre o app que desejar.

1

2) Gerenciar os serviços do sistema

Outra dica para melhorar o menu de inicialização do Windows 10, é avaliar os serviços ativos. Para isso pressionar os botões WIN + R e depois escrever services.msc e clicar em ok. Depois, clique com o botão direito do mouse e em “Parar” no serviço que não é necessário pra você . Por exemplo, para quem não usa impressora não necessita do serviço de impressão ativo.

2

3) Ativar o modo Ligar inicialização rápida.

No Windows 10, a Microsoft disponibiliza a opção de “Configurações do botão de energia”, dentro das opções de energia no painel de controle. Selecione a opção “Ligar inicialização rápida”, em Configurações de desligamento.

3

4) Desativar animações, efeitos e sombras

A Microsoft incluiu algumas funcionalidades nas últimas versões do software, que permitem ajustar o sistema para quem procura performance ou, por outro lado, para quem prefere um sistema com aparência bonita com animações visuais, sombras, efeitos, etc.

Mas se você não liga pra isso e quer melhorar a performance do seu sistema, basta ir até executar (WIN+R) e escrever sysdm.cpl e clicar em ok. Será exibida a janela “Propriedades do Sistema”, então você vá até Avançado e depois clique em Configurações no campo Desempenho. Na segunda selecione “Ajustar para obter melhor desempenho”.

4

5) Ajuda com o Monitor de Desempenho

O sistema possui uma ferramenta chamada Monitor de Desempenho que nos disponibiliza relatórios do sistema. Com base nessas informações, é possível melhorar e corrigir alguns aspectos do sistema.

O relatório leva cerca de 60 segundos para ser concluído.

5 5.

6) Solução de Problemas

Além do Monitor de Desempenho, há também uma funcionalidade que nos ajuda a resolver problemas no sistema. Chama-se “Solução de Problemas” e consegue detectar e resolver problemas ao nível dos programas, hardware e som, rede e internet, sistema e segurança, etc.

6

Se o seu Windows 10 não está apresentando um bom desempenho, experimente algumas destas dicas. Caso você conheça alguma outra solução, compartilhe conosco !

Curta a nossa página do Facebook e nos diga no Twitter para receber mais conteúdos como este.

Relacionadas