6 coisas a considerar antes de comprar um novo telefone em 2018

Pensando em comprar um novo telefone em 2018? Então antes de fazer isso, você precisa ler esse artigo. Vai poder conferir os 6 pontos mais importantes que você deve considerar antes de comprar um novo telefone.

Os telefones são bem complexos na hora de escolher e muito caros também. Então, você definitivamente quer se sentir confiante quando for comprar um novo telefone. Todas as marcas, os diferentes modelos e os níveis de preços. bem como todos os contratos e o marketing constante, tornam essa tarefa mais difícil.

Há toneladas de opções de modelos de celular, e cada vez mais surgem marcas chinesas que estão roubando a cena. Certamente escolhendo o aparelho certo para as suas necessidades vai te ajudar a economizar muito dinheiro na hora de comprar um novo telefone.

Leia também:

Top 10 melhores celulares chineses para comprar em 2018

6 dicas para quem quer comprar um novo telefone

1) Você já está viciado em Android ou iOS?

Se você usa um smartphone, é provável que seja um iPhone ou um Android. Os sistemas operacionais do Google e da Apple representam 90% ou mais de todos os smartphones usados.

Se você estiver usando uma das plataformas por muito tempo, você pode ter comprado músicas, filmes e programas de TV e, na maioria dos casos, eles não podem ser migrados para outra plataforma.

Portanto, se você é um usuário inveterado da Apple há cinco anos e tem milhares de música no Apple Music e centenas de filmes no iTunes, provavelmente é melhor continuar nesta linha, já que você simplesmente não conseguirá manter todo o seu conteúdo em algo diferente de um iPhone.

Se você é um eleitor flutuante – ou seja, alguém que usa ambas as plataformas (Apple ou Android), e não está preso a uma maneira de fazer as coisas – então você é capaz de alternar entre iOS e Android e optar por um ou por outro de acordo com o que tiver o melhor custo benefício e inovação.

2) Preço – Você precisa de um celular de última geração?

Este é um grande problema. Você realmente precisa gastar R$3000 em um novo telefone (ou alugar um em contrato de uma rede / operadora por cerca de o dobro em 24 meses)?

Você tem que se perguntar o que você realmente faz com um smartphone e como você aproveita seus recursos. Lembre-se que a maioria dos smartphones modernos é construída com especificações técnicas muito elevadas. Essas especificações são raramente aproveitadas por grande parte das pessoas.

Você pode economizar centenas de reais optando por um modelo mais barato, ou um modelo mais antigo, por exemplo, e ainda fazer tudo o que precisa.

Se você está literalmente usando apenas para chamadas, textos, e-mail e alguma navegação na web, pegue um modelo antigo. O Galaxy S7 em vez do Galaxy S8, por exemplo, ou o iPhone 6s Plus no iPhone 7 Plus.

Muito provavelmente se você não for um usuário “hardcore” você nunca notará a diferença de um celular menos moderno. É um engodo que você precisa atualizar seu telefone todos os anos. Vale destacar que a marca chinesa Xiaomi tem aparelhos com excelente custo benefício. Modernos, bonitos, rápidos, com bateria de longa vida e ainda preços em torno de R$800 reais no Mercado Livre.

Outra marca que apesar de ser mais cara dizem que está no nível do Iphone é a One Plus. Os smartphones da OnePlus também são excepcionais, com especificações de ponta e uma câmera poderosa.

3) Você não tem que comprar um iPhone

Ao contrário da crença popular, há muitos bons telefones que não são fabricados pela Apple. Isso pode ser difícil de entender quando todos que você conhece usam um iPhone, mas é verdade: existem diversos telefones que são iguais e, em alguns casos, MUITO melhores que o iPhone da Apple.

4) Você precisa comprar um modelo novo ou pode apenas consertar o seu?

É sempre interessante pensar na possibilidade de consertar o seu aparelho. A manutenção de celular tem sido um serviço muito requisitado justamente pelos altos preços para comprar um modelo novo. Caso o seu aparelho esteja apenas com a tela trincada, bateria velha, algum botão quebrado ou mesmo o LCD danificado, talvez ainda seja melhor consertá-lo. Agora se você enfrenta problemas de lentidão, travamentos constantes ou mesmo falta de espaço ou recursos, pode ser a hora de pensar em comprar um novo. As vezes acabamos trocando de celular apenas por aquela vontade de consumir algo novo, mas na verdade nem utilizamos todos os recursos e acabamos subutilizando o aparelho e gastando mais dinheiro do que precisa.

5) O que é mais importante para você?

Bateria? A câmera? Custo total? Você precisa decidir o que quer de um telefone e ter objetivos e ideias claras sobre como usá-lo. Pense no que você mais usa no seu dia-a-dia. A maioria das pessoas não precisa de um smartphone de ponta, na verdade, eles só gostam de tê-los em nome do prestígio. É por isso que os telefones são comercializados tão fortemente, eles querem que você pense que você precisa deles e não pode viver sem todo esse material novo.

Você quer que tenha tudo? Se assim for, olhe para os aparelhos de última geração, que têm sempre os melhores desempenhos em todos os aspectos.

Telefones como o OnePlus 3T, no entanto, oferecem mais ou menos o mesmo (mais em alguns casos) do que essas marcas tradicionais e por um preço bem menor. Por exemplo, o novo telefone OnePlus – o OnePlus 6 – é melhor que o iPhone X e custa 50% menos.

6) Conheça o momento certo para comprar

Nunca compre um telefone assim que ele sair. Isso é uma péssima decisão e você pagará o preço mais alto e, embora tenha um telefone novo e brilhante, não compensar o investimento alto.

Aguarde alguns meses, procure telefones que não vendam bem, pois eles terão um grande desconto. Caso em questão: o LG G5 foi um telefone excepcional que ninguém comprou, então, no final, os varejos começaram a marcar o preço.

Muitas vezes uma ótima opção é você optar pelo carro-chefe do ano anterior; o iPhone 7 em 2017, o Galaxy S7 em vez do S8, o OnePlus 3T, uma vez lançado o OnePlus 5. Assim você irá garantir um aparelho de qualidade mas sem um preço alto por conta do fator novidade e marketing.

Siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as melhores matérias sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente nas suas redes sociais.

Imagem: Pexels

Relacionadas