5 truques secretos de aplicativos de GPS que você precisa conhecer

Os aplicativos de locomoção estão entre os recursos mais importantes para se ter em um celular. Esses serviços são essenciais no dia a dia, já que ajudam com orientações no trânsito, calculam as rotas mais rápidas e estimam o tempo de chegada nos lugares, mas também podem ser de grande ajuda em passeios, viagens ou estadias em outras cidades.

Hoje em dia, os apps de navegação estão cada vez mais modernos e repletos de ferramentas. Inclusive, eles escondem alguns “truques” pouco conhecidos que podem ser de grande valor na hora de se locomover.

Conheça a seguir, alguns segredos escondidos em aplicativos de GPS que vão te surpreender.

Truques secretos de aplicativos de GPS

A imagem mostra um celular com a tela aberta no google maps e uma rota ativa.
Imagem: freepik / freepik.com

Veja também:

Veja como transformar arquivo BIN em PDF

Destino em 3D

Apps como o Google Maps e Apple Maps permitem que você veja um destino com sua “aparência real”. Esse recurso funciona graças ao mapa 3D, que ao ser acionado, permite que o usuário “visualize” uma região como se estivesse andando por ela.

Baixar mapas para usar offline

Plataformas de locomoção costumam precisar de internet para atualizar dados em tempo real. Por isso, a falta de conexão pode se tornar um problema grave para a experiência desses serviços, principalmente em locais afastados de centros urbanos e com pouco sinal.

Para contornar essas situações, é possível realizar o download de mapas completos para utilizá-los sem a necessidade de internet. É só selecionar a região do trajeto e o próprio programa calculará o espaço necessário para baixar o conteúdo.

Compartilhamento de rotas

Esse recurso de segurança é importante para quem viaja sozinho ou em uma região desconhecida. Os serviços de navegação permitem que você compartilhe sua localização em tempo real com amigos ou familiares, que podem monitorar o trajeto e verificar se está tudo bem.

Para ativar a função, é preciso autorizar os apps a terem acesso á sua localização em tempo real. Esse procedimento é feito junto ao sistema operacional do seu celular.

Informações sobre postos de gasolina

Em viagens de carro, é importante que o veículo esteja sempre abastecido com gasolina o suficiente. Para garantir que isso ocorra, as plataformas de locomoção exibem todos os postos de gasolina dispostos em um trajeto, e mais: apresentam os preços médios dos combustíveis e outros serviços adicionais que estejam disponíveis nas paradas.

Verificar o trânsito

Os apps mostram a situação do engarrafamento em ruas, avenidas e rodovias. Com a ferramenta, é possível conferir como está o trânsito no seu trajeto antes mesmo de sair de casa. As informações são fornecidas a partir de um mapa de calor (via satélite) que mostra a quantidade de elementos/corpos em determinado espaço.

Normalmente, trajetos verdes ou azuis denotam vias livres, enquanto amarelo significa “fluxo alto, com movimentação normal”, e vermelho indica engarrafamento intenso.

Imagem: Bilanol / shutterstock.com

Relacionadas