5 receitas de chá para garganta inflamada: simples e eficaz!

O tempo tem oscilado bastante em boa parte do país. Este inverno tem sido marcado por uma grande variação de temperaturas, com os indicadores caindo e subindo semana após semana.

Muitas pessoas sofrem neste período do ano com as constantes mudanças de temperatura. Quem é mais sensível a essas oscilações acaba sendo afetado por resfriados, viroses e a tão temida dor de garganta.

Se esse é o seu caso, conheça a seguir algumas receitas de chás que podem ajudar a curar a garganta inflamada. Elas trazem diversos benefícios e são capazes de aliviar sintomas e desconfortos.

Receitas de chá para dor de garganta

Chá de abacaxi

Para produzir esse chá, basta ferver alguns cubos de abacaxi junto com 300 ml de água por cerca de 5 minutos. Depois disso, é só coar e misturar com uma colher de mel.

A bromelina, enzima presente na fruta, tem propriedades anti-inflamatórias e pode aliviar o desconforto e irritação da garganta.

Chá de romã

Primeiro, ferva 250 ml de água e, ao desligar o fogo, adicione uma colher de folhas secas de romã. Também é possível usar sementes esmagadas da fruta. Depois, basta deixar infusionar por 5 a 7 minutos. O romã tem muitos nutrientes, alguns deles antioxidantes e anti-inflamatórios.

Chá de limão

Basta ferver 250 ml de água e adicionar meio limão espremido junto com um dente de alho esmagado. Em seguida, tampe a mistura e aguarde de 5 a 10 minutos. Depois, é só coar antes de beber. O propósito dessa receita é aproveitar a riqueza em Vitamina C do limão para fortalecer a imunidade.

Chá de anis estrelado

O processo é bem simples: ferva 350 ml de água com duas estrelas de anis durante 5 minutos. Por fim, coe a mistura para beber. O anis possui compostos antimicrobianos, que ajudam a combater bactérias e vírus que estejam dentro do corpo.

Chá de camomila

Essa clássica bebida é feita com duas colheres de chá de flores secas de camomila, que devem ser adicionadas a 250 ml de água fervida. Ao fim do processo, tampe a mistura, espere 10 minutos e coe antes de beber. A camomila é conhecida pelas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

Vale lembrar que, apesar de trazer alívio para os sintomas, apenas os chás não são suficientes para combater os problemas de saúde. É importante consultar um médico, já que a garganta inflamada, por exemplo, pode significar algo mais grave, como uma infecção bacteriana.

Imagem: Myriams-Fotos / Pixabay

Relacionadas