5 placas de trânsito que pouca gente sabe o que significam; você conhece?

Um dos conteúdos mais básicos ensinados nas autoescolas do Brasil é o significado das placas de trânsito mais comuns. Para tirar a habilitação, é preciso mostrar domínio das sinalizações na prova teórica.

No entanto, o sistema de ensino de trânsito brasileiro não costuma preparar o motorista para entender todas as placas que existem. No dia a dia, acabamos nos deparando com alguns sinais “misteriosos”, desconhecidos pela maioria da população.

Portanto, conheça a seguir cinco placas cujas orientações são normalmente ignoradas pelos condutores por falta de conhecimento e descubra o que cada uma delas significa.

Placas de trânsito pouco conhecidas

Reta atravessada por uma seta curva

Quando você ver uma placa deste tipo, ela está indicando que é proibido mudar de faixa ou pista, vindo da direita para a esquerda em determinado trecho.

Imagem: Reprodução

Símbolo de pedestre sendo apontado por uma seta

Essa placa é direcionada especialmente para os pedestres e indica que eles devem permanecer do lado direito da calçada ou passeio público.

Veja também:

4 dicas de como utilizar seu smartwatch para melhorar produtividade

Imagem: Reprodução

Símbolo de cerca de madeira

Quando você ver esse símbolo, isso quer dizer que há uma passagem de nível com barreira logo a sua frente na via em que você estiver trafegando.

Imagem: Reprodução

Barras paralelas

A sinalização com duas barras paralelas que se afastam nas extremidades indica que o motorista passará em breve por uma ponte mais estreita do que a via na qual ele se encontra.

Imagem: Reprodução

Seta para cima, seta para baixo e um obstáculo

Essa placa é uma das mais difíceis de serem interpretadas. Ela indica a existência de uma pista dupla em que as direções opostas de tráfego são separadas por um obstáculo.

Imagem: Reprodução

Imagem: photopixel / shutterstock.com

Relacionadas