5 dicas para usar o Instagram com segurança

O Instagram, rede social de fotos e vídeos, pertencente ao Facebook, com apenas 5 anos de vida, possui mais de 400 milhões de usuários conectados por mês e uma média de 80 milhões de fotos compartilhadas por dia.

Saiba mais: 

Google e Samsung vão começar a lançar atualizações mensais de segurança no Android

Pesquisa revela que 87% do sistema Android é inseguro

A facilidade ao usar o aplicativo, que com uma simples imagem ou video consegue expressar seus sentimentos, leva a criação de milhões de contas por parte de usuários do mundo todo.

Mas você já parou para pensar o que a foto que você compartilhou pode não ser ideal? Que milhões de curiosos estão vendo aquela foto? Vale o risco de ser observado por desconhecidos? A popularidade do Instagram levou os especialistas da Kaspersky Lab a pensar sobre a forma como utilizamos o Instagram e a quantidade e tipo de conteúdo que compartilhamos.

Quando uma nova conta é criada, a maioria dos usuários aceita os termos de uso, sem ler atentamente o que está aceitando, deixando de lado as configurações de privacidade de todas as fotos que serão compartilhadas.

A Kaspersky Lab nós da 5 dicas para que você possa desfrutar do aplicativo e compartilhar fotos e vídeos de maneira segura:

Senha: Fundamental na criação da conta. Escolha uma senha forte e única, que inclua letras, números e símbolos. Assim, evitará que os hackers consigam obtê-la facilmente.

Privacidade: Essa dica vai depender de o quão exposto você gosta de ficar em redes sociais. Se você prefere preservar sua intimidade e só compartilha conteúdos pessoais com conhecidos, continue nessa dica. Entre em opções, selecione conta privada. Assim, nenhuma pessoa estranha poderá ver suas postagens. É uma opção recomendada especialmente aos pais, por exemplo, que queiram compartilhar com amigos e família fotos dos filhos. Só recomendamos a configuração “Público” em último caso ou se for uma empresa ou instituição.

Saiba o que está compartilhando: Como acontece com outras redes sociais, existem marcas e ferramentas que se introduzem na API do Instagram para facilitar, por exemplo, o compartilhamento de imagens ou a participação em concursos. Mas já se perguntou se esses aplicativos necessitam realmente de toda a sua informação? Se não sabe a resposta, o melhor é iniciar sessão na sua conta do Instagram e verificar com que apps a sessão foi iniciada, já que a sua conta pode estar assim mais vulnerável.

Cuidado com os fakes: No caso dos homens, é bem provável que até com uma conta privada recebam solicitações de mulheres muito atraentes em busca de marido ou com muito dinheiro. Tenha cuidado!

Violação de contas: Este é um assunto muito popular, com mais de 1.300 milhões de resultados no Google a ensinar como fazer o “Instagram account hacking”. Nunca siga esses links.

Se a sua conta foi hackeada, inicie sessão e rapidamente a senha e ajustes de privacidade. Se não for possível, aconselhamos acessar o “Centro de Ajuda” da rede social, onde poderá estabelecer uma nova senha além de reportar conta de spam, entre muitas outras situações.

Siga nosso Twitter e curta nossa Página no Facebook para receber nossas postagens nas suas redes sociais!

Relacionadas