4 dicas para você liberar mais memória no celular

Certamente, você já enfrentou uma situação desagradável como essa: durante um evento importante, quando você precisa capturar o momento com uma foto ou vídeo, de repente surge a notificação de que a memória do seu celular está completamente ocupada. Saiba que você não está sozinho nessa situação. Esse é um problema comum que muitos usuários de smartphones enfrentam.

Para se ter uma ideia, receber repetidamente a notificação “Memória cheia – libere espaço” é uma das experiências mais frustrantes na era digital. Então, o que fazer liberar mais memória no celular?

Como liberar mais memória no celular?

Imagem de uma pessoa tocando na tela de seu celular
Imagem: LDprod / shutterstock.com

A primeira coisa a se fazer é verificar quais arquivos estão ocupando mais espaço no seu aparelho. Para isso, vá até o menu de “Configurações” ou “Ajustes” do seu celular, a fim de identificar o que está comprometendo a memória. É provável que você encontre uma vasta quantidade de aplicativos, fotos, vídeos e áudios. Não seria exagero dizer que esses são os grandes vilões na ocupação de espaço.

Veja também:

WhatsApp clonado: veja o que fazer

Um bom hábito que pode ajudar a economizar espaço é o de enviar regularmente esse tipo de conteúdo para a nuvem. Dessa forma, sempre terás espaço disponível para novos arquivos. Outra opção, talvez mais drástica, é seguir as dicas a seguir para situações de emergência.

Quais são as medidas de emergência para liberar espaço?

1. Diga adeus aos aplicativos desnecessários: Se existem aplicativos no seu celular que você não mais utiliza ou raramente os usa, certamente, esses são os primeiros que devem ser excluídos. Parece uma sugestão óbvia, mas muitas pessoas esquecem de fazer essa limpeza de tempos em tempos.

2. Faça uma faxina no WhatsApp: Você provavelmente tem uma quantidade considerável de fotos, vídeos e outros arquivos de mídia no seu WhatsApp. Se precisas liberar espaço urgente, uma boa alternativa é deletar esses arquivos. Pode parecer pouco, mas garantimos que eles ocupam uma boa parte do seu espaço de armazenamento.

3. Elimine áudios sem utilidade: Aqui não estamos falando apenas de mensagens de áudio do WhatsApp, mas também de músicas e podcasts que foram baixados e já não são mais ouvidos. Libere esse espaço para algo mais útil.

4. Limpe o histórico de navegação: Muitos não sabem, mas o seu histórico de navegacao também ocupa espaço. Portanto, sempre que possível, faça uma limpeza nesses registros.

E aí, pronto para fazer uma bela faxina no seu celular e dizer adeus ao dilema da memória cheia?

Imagem: A_B_C / shutterstock.com

Relacionadas