4 atualizações das redes sociais que você com certeza ODIOU

Quem acompanha a OptClean com frequência sabe que as principais redes sociais, plataformas e ferramentas do mundo digital estão em constante desenvolvimento e frequentemente recebem atualizações, que podem ser anuais, mensais e até semanais.

Todos os anos, dezenas de novas novidades são introduzidas pelas empresas de tecnologia, mas nem sempre são bem recebidas pelo público. De vez em quando, novidades nas redes sociais e nos aplicativos mais populares entre os usuários acabam se tornando alvo de críticas.

Os motivos das reclamações, inclusive, podem ser vários: desde a remoção de um recurso famoso até a introdução de serviços pagos, por exemplo. Veja a seguir cinco exemplos de atualizações que receberam uma chuva de críticas por parte dos internautas.

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Atualizações das redes sociais que o público odiou

Instagram como rede de vídeos

O Instagram foi, durante muitos anos, uma rede social de compartilhamento de fotos. No entanto, de um tempo para cá, começou a investir em conteúdos em vídeo com os Reels, apresentando-os em tela cheia como forma de “recomendação”.

A medida, interpretada como um marco na transição da rede social para uma ferramenta de comunicação e marketing para empresas, desagradou a maioria dos usuários, gerando preocupações que giram em torno de novas diretrizes para a produção de conteúdo, consumo excessivo de mídia e distração constante.

Imagem do ícone do Reels no Instagram. atualizações das redes sociais
Imagem: sdx15 / Shutterstock.com

A moda dos “Stories”

Quem se lembra dos stories do antigo Snapchat mal imaginava à época que alguns anos depois a ferramenta estaria em toda parte. Curiosamente, o recurso ainda é uma tendência, mesmo após quase uma década da sua criação. Hoje em dia, até plataformas como o LinkedIn e o Airbnb oferecem a função.

No entanto, ela também possui seus críticos: há quem acredite que esses conteúdos geram estresse devido à demanda de atualização constante e contribuem para o fenômeno do FOMO (medo de estar perdendo algo).

Selo de verificação pago

Em 2023, o público foi surpreendido com a chegada do Meta Verified, um selo de verificação voltado para o Facebook e o Instagram. O benefício, concedido aos usuários que desejam ser “verificados”, custa R$ 55 por mês e oferece benefícios exclusivos no engajamento de posts, recursos de segurança, possibilidades de personalização de publicações e, claro, o cobiçado selo.

Apesar de interessante, a nova alternativa não foi bem recebida pela maioria dos internautas, já que suscita preocupações sobre uma possível divisão entre perfis com e sem dinheiro.

Mão de pessoa com a palma aberta para cima com um ícone de selo de verificado em cima
Imagem: Fantastic Studio / Shutterstock.com

Mudança de nome do Twitter

Desde que comprou o Twitter em 2022, Elon Musk promove uma reestruturação completa da plataforma, e uma das primeiras mudanças feitas pelo bilionário foi no nome da rede social, tão popular entre os usuários.

Vale lembrar que Musk também abandonou o tradicional tema azul e o ícone de passarinho, inaugurando uma era completamente nova no Twitter (agora, “X”).

Na internet e na própria timeline da rede, os internautas se revoltaram com as mudanças, com reclamações baseadas principalmente nas conexões emocionais e na familiaridade que tinham com o visual da plataforma. Além disso, muitos apontaram uma perda de identidade da marca.

celular com logo do x / Twitter
Imagem: Yalcin Sonat / Shutterstock.com

Imagem: Vasin Lee / Shutterstock.com

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