Nasa inicia missão para descobrir a origem da vida e do universo

Nasa pretende descobrir a origem da vida e do Universo

A Nasa anunciou na última semana uma missão inédita para coletar um pedaço de asteroide para análise, a fim de responder perguntas como a origem da vida. A missão tem previsão de sete anos e pretende trazer o material para a estação americana em 2023. Os cientistas da Agência Espacial Norte-Americana já estão fechando os últimos retoques de uma nave projetada para se encontrar com o asteroide Bennu, em 2018.

A missão da Nasa será executada pela nave OSIRIS-REx (explorador de Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança, Regolito, em inglês), construída especialmente para a coleta de asteroides. O dispositivo utiliza vácuo reverso para retirar aproximadamente dois quilos de material de asteroide.

Leia também

Câmeras de luz visível e infravermelha, espectrômetros de raios-x e térmico e um altímetro a laser acoplados à nave permitirão análise local. A missão, conhecida como Osisris-Rex, tem lançamento previsto para 8 de setembro da estação da Força Aérea dos Estados Unidos em Cabo Canaveral, na Flórida. Um foguete Atlas V411 fará o trajeto de de 820 milhões de quilômetros até o asteroide Bennu e tem um custo de 1 bilhão de dólares.

A nave vai voltar para a Terra em uma rota circular na qual percorrerá 7 bilhões de quilômetros, quando deverá alcançar a atmosfera terrestre a aproximadamente 45 mil km/h.

O pesquisador da Nasa, Dante Lauretta, no Centro Espacial Kennedy, disse que falta pouco para os retoques finais. “Estamos a poucos dias de encapsular a carenagem do foguete (parte que ajuda a diminuir a resistência frontal), levar a nave até veículo Atlas V e começar a jornada de ida e volta até Bennu”.

Os cientistas da Nasa estão interessados em estudar que minerais e produtos químicos contém o asteroide, pois acredita-se que asteroides similares que colidiram com a Terra forneceram a matéria orgânica e a água necessários para a origem da vida. “Esperamos encontrar materiais que datam de antes de nosso sistema solar”, disse Lauretta.

Para dúvidas, opiniões e sugestões de posts, nos envie um e-mail para contato@optclean.com.br. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!

A Optclean está sempre de olho nas notícias e dicas sobre ciência. Siga nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as novidades diariamente.

Relacionadas