iPhone 7 pode ser o primeiro smartphone a ter suporte para Li-Fi, a internet pela luz

Já pensou em se conectar à Internet através da luz? Essa é a proposta do Li-Fi , a tecnologia que utiliza ondas de luz como sistema de conexão e promete produzir velocidades de até 150 Mbps com apenas uma lâmpada de LED equipada com um processador de sinal. Com uma velocidade ultra-sônica, com o Li-Fi vai baixar um filme 4K em poucos segundos.

O Li-Fi funciona de parecida com o Wi-Fi. Porém, o sistema recebe sinais de comunicação ao ligar e desligar as lâmpadas de LED em um período de nanossegundos. É necessário que as luzes permaneçam ligadas para transmitir os dados. Porém, a torna mais segura contra hackers. Além disso, cada lâmpada é capaz de oferecer conectividade para até quatro computadores.

Enquanto o Wi-Fi requer circuitos de rádio, antenas e receptores mais complexos, a Li-Fi utiliza métodos de modulação semelhantes aos raios infravermelhos, tais como os controles remotos. As lâmpadas de LED são semicondutores e a saída óptica pode ser modulada em velocidades altas capazes de serem detectadas em dispositivos fotodetectores e convertidas de volta para a corrente elétrica.

Leia também

Apple anuncia iPhone 6S e 6S Plus, confira as especificações

Cinco coisas que você já pode controlar com seu smartphone

De acordo com um tweet, o iPhone 7 poderá ser o primeiro smartphone a ter suporte para esta tecnologia.

Desde o iOS 9.1 que a Apple “esconde” o seu trabalho realizado em nível de suporte para a tecnologia de comunicação Li-Fi.  No entanto, há quem se dedique ao tema e afirma que descobriu uma biblioteca com o nome “LiFiCapability” que está já integrada no iOS.

li-fi-iphone

Apesar desta tecnologia ainda estar em fase experimental, a Apple pretende ser um dos primeiros fabricantes a dar o suporte para ela. Ainda dentro deste tema, sabe-se também que em 2013 a empresa de Cupertino registou uma patente cujo título foi “optical modulation using an image sensor”.

Siga nosso Twitter e curta nossa Página no Facebook para receber nossas postagens nas suas redes sociais!

Relacionadas