137º aniversário de Albert Einstein e a sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico

Raramente a foto de uma pessoa se torna um ícone pop. E quando essa pessoa é um cientista, tamanha popularidade se torna ainda mais intrigante. Albert Einstein foi um dos maiores cientistas de todos os tempos.

Nascido em 14 de março de 1879 e falecido no dia 18 de abril de 1955, Albert Einstein foi um físico teórico alemão, considerado um dos maiores gênios da ciência moderna. De acordo com pesquisadores, as contribuições de Einstein revolucionaram a ciência moderna. “A obra de Einstein foi única. Não teve ninguém igual”, diz o pesquisador Martin Makler, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).

Recentemente detectadas, as ondas gravitacionais previstas na Teoria da Relatividade há 100 anos provam que os seus estudos geram impactos ainda hoje. A recente descoberta abriu uma nova janela para o universo e inaugurou uma nova etapa para a ciência.

Saiba mais

As ondas gravitacionais vão revolucionar nosso conhecimento sobre o universo. Poderemos desvendar, por exemplo, o momento em que o universo surgiu“, diz Odylio Aguiar, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e integrante do grupo de cientistas responsável pela descoberta das ondas de Einstein. “Estamos no início do caminho, mas Einstein imaginou que a confirmação demoraria muito tempo para acontecer ou nem aconteceria“, diz.

Einstein pode ser comparado aos maiores cientistas da humanidade, segundo o pesquisador Makler, “Foi, até agora, a maior descoberta da física do século XXI. Só é possível comparar com Galileu, que descobriu um mundo novo quando apontou uma luneta para o céu“.

giphy

Pensar em Einstein é pensar em relatividade, em gravidade e, como consequência, em cosmologia, buracos negros e, claro, ondas gravitacionais. Mas, se elas foram previstas há 100 anos, qual a grande descoberta? Uma coisa é previsão teórica, mas observar é outra, e isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos sem precedentes“.

É fato que o físico alemão é mais conhecido por essa Teoria, mas suas “digitais” estão por toda parte, e nossos avanços tecnológicos atuais se devem muito à sua obra: “Suas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento da mecânica quântica, um dos pilares da física moderna e que levou à compreensão da estrutura da matéria e inúmeras aplicações“, explica Makler.

Com o modelo para o efeito fotoelétrico, crucial para a mecânica quântica, Einstein ganhou o Prêmio Nobel em 1921. Graças aos seus estudos sobre a emissão estimulada possibilitaram invenções tecnológicas como raio laser, scanner,  impressora, CD e DVD e inúmeras aplicações à medicina. “Até o GPS é uma invenção que podemos vincular às contribuições de Einstein“, diz Aguiar.

 

Siga nosso Twitter e curta nossa Página no Facebook para receber nossas postagens nas suas redes sociais!

Relacionadas